Portanto, podemos dizer que a eletronegatividade é uma propriedade periódica que aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima na Tabela Periódica. Isso acontece em virtude do tamanho do raio atômico.
a) At < I < Br < Cl < F. d) Cl < F < Br < I < At. ... e) Visto que pertencem a mesma família, a eletronegatividade de todos esses elementos é a mesma.
Resumindo: Eletronegatividade é a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons. A maneira de saber sobre a eletronegatividade de um átomo é observando sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Simplificadamente, o vetor momento de dipolo elétrico (µ) pode ser representado por: µ=Q d, sendo µ dado, p.e., em Debye (D), Q a carga, p.e., em Coulomb e d a distância, p.e., em Å (10−8 cm). Quando a molécula apresentar valor de µ = 0, será considerada apolar e para valor de µ ≠ 0 será designada de polar.
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Chamamos de dipolo elétrico o conjunto de duas cargas iguais e de sinais contrários. O estudo das propriedades dos dipolos é bastante simples, interessante. Nesta aplicação vamos calcular o campo elétrico, em ponto P qualquer do eixo perpendicular à linha que passa pelas duas cargas, veja Fig. 2.
O NH3 pois é uma molécula polar, o CH4 é uma molécula apolar, logo moléculas polares tem maior momento dipolo e há tb no NH3 1 par de elétrons livres oq confirma um maior momento dipolar.
Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero.