A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. ... Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana.
Outro elemento da cultura africana é o fato do saci ter perdido uma das pernas após uma luta de capoeira. Na origem da lenda do saci, ele era um protetor da floresta e, por isso, muitos consideram-no como um personagem derivado da lenda do curupira.
Segundo eles, a perna verdadeira do saci não seria nem a esquerda nem a direita: ficaria no meio, já que um membro de um ou de outro lado não lhe daria equilíbrio para ficar em pé e saltitar. “Essa idéia também faz sentido porque o saci já nasceu com uma perna só, não ficou manco ao longo da vida”, diz Renato Queiroz.
Algumas versões do saci apresentam-no com a mão furada, sendo essa uma característica extraída do “pesadelo”. Já o ato de fumar está relacionado com a cultura indígena, mas também era uma influência da cultura africana.
Os tupinambás tinham uma história afim, uma ave chamada Matita-perera, que com o tempo, passou a se chamar Saci-pererê, deixando de ser ave para se tornar um caboclinho preto e perneta, que aparecia aos viajantes perdidos nas matas.
31 de outubro
Já o famoso Curupira, popularmente conhecido pelo cabelo cor de fogo, remete aos tons vermelhos.