Propriedade: o ângulo excêntrico interno possui medida igual à metade da soma dos arcos formados pelos seus lados, ou seja: Exemplo: Determine o valor de α na figura abaixo. Compartilhe!
Um ângulo excêntrico exterior é aquele cujo vértice não coincide com o centro da circunferência e é exterior a ela, como o ângulo apresentado abaixo.
O Ângulo inscrito na circunferência (β) é o ângulo formado a partir do arco mas com vértice sobre a circunferência. Seu valor corresponde à metade do ângulo central (α). Solução: Observe que a medida do arco é 110º e que o ângulo y representa a medida do ângulo central, ou seja, y = arco = 110º.
Para o ângulo central, basta dividir 360 pela quantidade de lados do polígono. Para cada ângulo interno podemos usar a seguinte expressão: Ora, então o ângulo interno é obtido pela diferença entre 180 e a medida do ângulo central.
Ângulos de segmento O ângulo é conhecido como ângulo de segmento quando ele é formato por um segmento de reta tangente à circunferência e o outro não. Quando isso ocorre, o ângulo é igual à metade do arco.
A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida.