As coleções zoológicas constituem importante ferramenta metodológica para o apoio e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos. ... As coleções zoológicas abrigam espécimes ou parte deles devidamente preservados, como material testemunho para pesquisas e trabalhos, sendo uma fonte inesgotável de conhecimento.
Ou seja a importância das coleções ao redor do mundo é que independente de onde o pesquisador esteja, se tivermos os animais registrados na taxonomia ficará mais fácil para que consiga pesquisar sem precisar ir até o local, ou seja, foi uma forma de facilitar os estudos.
Coleções taxonômicas são conjuntos de espécimes* de seres vivos (ou produtos resultantes de suas atividades, como ninhos, pegadas etc), devidamente documentados e preservados de forma adequada ao estudo.
“A Coleção taxonômica é a reunião ordenada de espécimes mortos ou partes corporais desses espécimes, devidamente preservados para estudos.”
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. A nomenclatura científica foi proposta também por Lineu.
Estes vírus podem apresentar formato esférico, filamentoso ou de "bala de revólver". O exemplo mais conhecido de vírus de morfologia complexa são os bacteriófagos (ou simplesmente, fagos). O fagos possuem partícula viral composta por uma "cabeça" (capsídeo), de simetria icosaédrica, e uma cauda helicoidal.
satisfeito. Simetria do escudo da proteína. Presença ou ausência de uma membrana do lipido. Dimensões ou o tamanho do virion e do capsid.
Uma estrutura de vírus pode assumir uma das seguintes formas geométricas: icosaédrica, envolvida, complexa ou helicoidal.
Vírus não são agrupados em domínio, reino, filos ou classes. Desta maneira, a estrutura geral da taxonomia dos vírus é a seguinte: Ordem (-virales); Família (-viridae);
A multiplicação do vírus consiste na replicação de seu material genético, na transcrição de sua mensagem em uma molécula de RNA e na tradução da mensagem para produzir proteínas virais, aquelas que farão parte do capsídeo e das proteínas enzimáticas necessárias para a montagem das partes do virião.
Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.