A pinha também é chamada de fruta-do-conde ou de ata. Foi introduzida no Brasil, a partir da Bahia, por um conde chamado Miranda, o que deu origem à denominação de fruta-do-conde. ... O fruto da pinheira, conhecido como pinha, fruta-do-conde ou ata, tem parentesco com a graviola.
Fruta-da-condessa (Annona reticulata): Também conhecida como conde, é normalmente encontrada em fundo de quintal. Casca com coloração amarela avermelhada, fruta doce e saborosa, plantada comercialmente em pequena escala, pois a polpa tem textura arenosa.
A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.
Características: É uma árvore de 4 a 6 metros de altura, o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. A Annona squamosa L. também é conhecida como ata e fruta-do-conde; em inglês, como custard apple; e, em espanhol, como anón.
Não deixe faltar água na irrigação, nem adubo orgânico (20 litros por planta ao ano) e adubo NPK ou 150 gramas a cada 60 dias no solo.
As árvores da família Annonaceae são conhecidas pela produção de seus frutos exóticos e deliciosos. São árvores de médio e pequeno porte, alcançando até 10 metros de altura e 40 cm de diâmetro de tronco, de acordo com a espécie.
O produtor Augusto Cover, de Itarana, comercializa e cultiva a pinha há doze anos, e afirma que a fruta possui uma boa aceitação no mercado. “São dois períodos de safra: o primeiro acontece nos meses de janeiro a março e o segundo de junho a agosto.
Pinha (ou estróbilo ou ainda cone para os botânicos) é o órgão das plantas da divisão Pinophyta onde se encontram as estruturas reprodutivas. ... O feminino - o megastróbilo - que produz os óvulos que, depois de fertilizadas se tornarão sementes, apresenta formas diferentes nas várias famílias de coníferas.
As flores da pinha são anatomicamente perfeitas; porém, apresentam um problema fisiológico denominado dicogamia protogínica, onde o amadurecimento do órgão sexual feminino (o gineceu) ocorre antes da maturação do órgão sexual masculino (o androceu), razão pela qual a autofecundação dificilmente ocorre (Araújo et al., ...
Os frutos demoram de 4 a 6 meses para amadurecerem após a fecundação e sua polpa tem sabor doce, não farinácea e muito agradável. São consumidos in natura como frutos de mesa. A propagação das plantas deve ser feita por enxertia para preservar as características da planta, apesar de suas sementes serem férteis.
Apesar de o fruto ser bem avantajado, a flor do cacaueiro é bem pequena, sendo polinizada naturalmente somente por uma mosquinha do gênero Forcipomyia, que é parente do maruim, mosquitinho-do-mangue ou mosquito-pólvora picador*****.
A árvore do cacau mede de 6 a 12m de altura, possui ramos cilíndricos e tomentosos quando jovem. As folhas são alternas, com pecíolo curto, ovais, acuminadas, inteiras, com nervura pinada e discolor. As flores possuem pétalas brancas, amarelas ou róseas, sésseis, pentâmeras, cálice gamossépalo, corola dialissépala.
O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
Pesquisa diz que cacau é originário da Amazônia, não da América Central | Natureza | G1. Ele já era consumido na floresta há 5,5 mil anos, segundo cientista. Arqueólogos encontraram cultura antiga no sudeste do Equador.