Denominam-se substâncias magnéticas aquelas que permitem a orientação dos seus ímãs elementares. Exemplo: ferro, níquel, e algumas ligas metálicas, como o aço. As substâncias não-magnéticas são aquelas que não permitem a orientação dos seus ímãs elementares. Exemplo: alumínio, madeira, plástico etc.
São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre etc. Não pare agora... ... São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo etc.
Corrente elétrica: o Lei de Ohm; o Condutividade; o Potencia elétrica; o Força magnética sob uma corrente elétrica; o Torque magnético sob uma corrente elétrica; o Campo magnético produzido por uma corrente retilínea; o Campo magnético produzido por uma corrente circular; o Força entre correntes elétricas.
Resposta: Eletromagnetismo é o ramo da física que estuda unificadamente os fenômenos da eletricidade e do magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético, a interação conjunta entre os campos elétrico e magnético.
Eletromagnetismo é a área da física que estuda os fenômenos relacionados à eletricidade e ao magnetismo de forma unificada. Ele utiliza como base o conceito de campo eletromagnético, descrevendo a relação entre os dois campos em separados, bem como combinando-os.
Resposta. Eletromagnetismo é o efeito de campo magnético que uma corrente elétrica ou ímã pode causar. ... Os efeitos das cargas de uma corrente elétrica pode produzir um campo magnético ao redor do condutor. O campo magnético da terra é formado em seus polos onde os polos geograficos é invertidos com os polos magnéticos.
Na ressonância magnética, por exemplo, dispositivos modernos baseados em eletromagnetismo podem diagnosticar detalhes minuciosos do corpo humano. A terapia a base de ímãs magnéticos, que tem como base o tratamento de doenças por meio da aplicação de campos eletromagnéticos pulsados ou radiação eletromagnética no corpo.
Esta técnica pode ser utilizada sempre que é necessário e possível acelerar o processo de recuperação. Assim, é por vezes utilizada na fisioterapia para ajudar no tratamento de casos de fraturas, osteoporose, lesões nos nervos, artrite reumatoide, tendinite, epicondilite ou osteoartrite, por exemplo.
Por meio de suas experiências, Öersted descobriu que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio. ... Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo.