As toxinas produzidas por todos os subgrupos são destruídas nas seguintes condições: 80ºC durante 20 a 30 minutos, 85ºC durante 5 minutos, ou 90ºC durante alguns segundos. As células vegetativas, os esporos e as toxinas de C. botulinum não são destruídos pela congelação.
As proteínas da bactéria não são afetadas por elas possuem uma porção que inutiliza a toxina excretada, é uma pré-proteína, assim como o pepsinogênio no estomago, que precisa se transformar em pepsina para ter ação.
Clostridium perfringens resulta da ingestão de alimentos contaminados pela bactéria Clostridium perfringens. Uma vez no intestino delgado, a bactéria libera a toxina que geralmente causa a diarreia. A Clostridium perfringens é um tipo de bactéria que causa vários tipos de doenças, incluindo a gastroenterite.
O Bacillus cereus é uma bactéria beta-hemolítica gram-positiva, de forma cilíndrica, endêmica, que vive no solo. Algumas cepas são prejudiciais aos seres humanos e causam intoxicação alimentar, enquanto outras cepas podem ser benéficas, como os probióticos para animais.
Beta-hemólise ( ß ): é caracterizada pela lise completa das hemácias que rodeiam a colônia, ocorrendo uma zona transparente (zona de lise total) ao redor da colônia. Os estreptococos com esta característica são denominados beta-hemolíticos conforme observado na Figura 16.
Dependendo da espécie de Streptococcus que consegue se desenvolver, a doença resultante e os sintomas podem variar:
Principais espécies
A Staphylococcus aureus é uma espécie das muitas do gênero dos estafilococos, um tipo de bactéria integrante da flora residente no corpo humano. Normalmente ela permanece no corpo sem causar doenças.