A capilaridade é fundamental para o transporte de substâncias nos organismos. Nos animais de sistema circulatório fechado, os vasos de menor calibre (capilares) são onde ocorrem as trocas gasosas no organismo, garantindo o fluxo de oxigênio apto para os processos metabólicos, como a Respiração Celular.
Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam mesmo contra a força da gravidade ou à indução de um campo magnético.
A água disponível no solo para as culturas é considerada como o intervalo entre os valores de umidade na capacidade de campo (CC) e ponto de murcha permanente (PMP). Em laboratório a umidade na CC pode ser determinada utilizando-se funis de Büchner, a mesa de tensão e o sistema de câmara de pressão de Richards.
Quando S=100% dizemos que o solo está saturado porque todos os seu poros estão preenchidos com água. Se S=0% significa que o solo está totalmente seco.
Ar Saturado: quando a taxa de escape de moléculas de água de uma superfície líquida para o ar se iguala à taxa de retorno de moléculas de vapor d´água do ar para a superfície líquida. Essa taxa é dependente da temperatura do sistema, a qual determina a capacidade máxima de vapor d´água que o ar pode reter.
Um determinado volume de ar contém 4% de vapor de água. Pode-se afirmar que o ar encontra-se: seco, úmido, neutro, saturado. Para que o ar possa ser considerado saturado, é necessário que ocorra: evaporação e chuva, evaporação e resfriamento, RESfriamento e PrecipitaçÃO resfriamento e condensação.
Entre os métodos utilizados para medir a umidade do ar estão o psicrômetro (calcula a velocidade de evaporação da água) e o higrômetro (mede a quantidade de água presente nos gases).