A ágora possuía papel importante na configuração da democracia ateniense e na política da cidade,sendo o local, por excelência, da manifestação da opinião pública, adequado à cidadania cotidiana.
A Ágora era o coração da antiga Atenas, o foco da atividade política, comercial, administrativa e social, o centro religioso e cultural e a sede da justiça. ... O local era de extrema importância no contexto da democracia ateniense na nas questões políticas da cidade-estado.
Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). ... A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos. Serviam também para observação militar. Os gregos também costumam construir templos religiosos na Acrópole.
Neste sentido, deve-se determinar que é uma palavra de origem grega, “akropolis”, que se pode traduzir por “lugar fortificado na zona mais alta da urbe” e que é fruto da soma de duas partes diferenciadas: ... Na acrópole construíam-se edifícios e estruturas mais importantes, como o ágora (a praça) e diversos templos.
Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência, da cultura e a política da vida social dos gregos.
As principais características das polis gregas eram: Possuía autonomia e detinha o poder; • Eram autossuficiente (política, social e economicamente); • Tinham leis e organização sociais próprias; • Propulsionou o surgimento da propriedade privada; • Possuía Complexidade social.
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole (localizada no ponto mais alto), o areópago e a pnyx (localizados à meia altura entre a ágora e a acrópole).
A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles, que coordenou a construção de um dos mais importantes edifícios....Acrópole de Atenas.
Resposta: A importância do espaço público na vida política grega clássica é que por meio dessa ação pode-se ter a inserção da democracia na sociedade. A relação entre política e democracia ocorre por conta de que a política brasileira é fundamentada na democracia.
Os espaços públicos têm papel determinante na sociedade urbana, pois são o locais de encontros, relações, convívio e trocas entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade. Portanto, a existência e qualidade destes está diretamente relacionada a uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos.
A utilização do espaço público é fundamental para o desenvolvimento da cidadania nas crianças. Mas também é certo que a adequação do ambiente urbano para ser utilizado por todos, inclusive pelas crianças, minimiza tais problemas. ...
Resposta. Resposta: a) escola,.
Serpa (2004) refere-se ao conceito de espaço público como sendo em si mesmo o espaço da ação política ou, pelo menos, da possibilidade da ação política na contemporaneidade. ... O espaço público é o lugar, acessível a todos os cidadãos, onde um público se reúne para formular uma opinião pública.
Os espaços públicos livres podem ser definidos como espaço de circulação (ruas, praças, etc.), espaços de lazer e recreação (parques urbanos), de contemplação (jardins públicos) ou de preservação (grandes parques e reservas ecológicas).
As pessoas costumam conversar entre si , andar e correr juntas. Que Tipo de encontros poderiam ocorrer nesses locais e quais de fato acontecem ? Palestras sobre temas importants e de equipes de exercícios físicos por exemplo. Os que de fato acontecem são os encontros entre familiares e amigos.