Desde sua criação, o SUS segue alguns princípios fundamentais, que obedecem às diretrizes do Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, que preveem a universalidade, a integralidade e a equidade no acesso à saúde2.
Instituir política de Promoção de Saúde: é preciso tratar a saúde e não a doença. A ênfase em medidas de promoção de saúde garante uma população mais saudável, com menos incidência de fatores de risco, e assim de todos os itens da carga de doenças.
Saiba, a seguir, quais são eles!
Saiba como tornar as políticas sociais mais eficientes!
Estratégias para gerar melhorias na gestão da saúde pública
No contexto brasileiro, a eficiência figura como um dos princípios constitucionais da administração pública1. Além disso, destaca-se que a eficiência na administração pública se relaciona à capacidade do Estado prover bens e serviços, com a finalidade de ampliar o bem-estar da sociedade (Chiechelski, 2005).
Ainda existe uma defasagem no país em relação à eficácia dos processos, muitas vezes prejudicada pela burocracia excessiva, morosidade das etapas e a própria falta de capacitação específica dos servidores para atender às demandas dos cidadãos.
Constatou-se que a falta de planejamento, o trabalho em equipe envolvendo diferentes profissionais, a busca pela qualidade do atendimento, a universalidade, o financiamento dos serviços públicos, a equidade, o excesso de burocracia, a descentralização e a falta de participação popular foram os principais problemas ...
Verificado por especialistas O que consolida o discurso de que os gestores públicos são ineficientes e parasitas do Estado. O povo, sem conhecer ou ter noção mínima das leis, acaba generalizando o pensamento de que todo servidor público é desonesto e não trabalha da forma como deveria (de acordo com a legislação).
8 problemas extremamente graves do Brasil, na opinião dos brasileiros
Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.
Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros.