Tanto na química quanto na física,a espetroscopia desempenha papel muito importante ajudando a fazer o reconhecimento de variados materiais, já que está ligada a atividade de observação de dados físico-químicos mediante transmissão, absorção ou reflexão de luz incidente em uma amostra.
Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência.
Sabemos que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a velocidade da luz. ... Os comprimentos de onda da luz visível são classificados segundo a cor, do violeta, que tem comprimento de onda λ = 4 . 10-7 m, ao vermelho, cujo comprimento de onda é λ = 7 . 10-7 m.
Para medir o comprimento de onda do LED, vamos utilizar um sistema que consiste basicamente num computador com uma interface ligada a uma fibra ótica, acoplada a um dispositivo onde se colocam filtros e amostras diversas.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f. Escreva a sua resposta. Ao completar o passo anterior, você terá completado o cálculo da frequência da onda. Escreva a sua resposta em Hertz, Hz, que é a unidade usada para frequência.
O comprimento de onda é a distância entre dois picos consecutivos de uma onda, sendo que quanto maior o comprimento da onda, menor será a energia da radiação e vice-versa.
As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagnético existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, o raio ultravioleta e o raio X.
Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda). As ondas podem ser definidas como perturbações que são capazes de transportar energia e que se propagam em um determinado meio material ou no vácuo.
Quanto maior a freqüência (menor comprimento de onda), mais direcional é a onda e mais preciso será o radar. É o caso de um radar que controle tiro de míssil teleguiado. As microondas têm energia suficiente para atravessar nevoeiro, garoas, nuvens e fumaça; por isso, ela é usada em comunicações sem fio.
Quanto maior for a frequência do fóton, maior a sua energia. Da mesma forma, quanto maior for o comprimento de onda do fóton, menor a sua energia.
Isso acontece porque as faixa de frequencia HF é mais propensa a reflexões celestes, e é isso que permite ela ir mais longe que todas as outras. No caso de ondas terrestres quanto menor for a frequência maior é o alcance.
(PUC-Rio) I – Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação. II – Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda mas sua velocidade se mantém constante.
No Sistema Internacional de Unidades, a grandeza física que caracteriza a frequência de uma onda é dada em hertz, cujo símbolo é Hz. A frequência de uma onda é determinada no instante de sua geração e ela não muda durante a propagação da onda, mesmo que passe por diferentes meios.
A frequência (f) de uma onda sonora é medida em Hz, essa frequência define a sua altura, isto é, quanto maior é a frequência do som, mais agudo, ou alto, esse som é. Ao contrário, sons de baixas frequências são chamados de sons graves, ou baixos.
A luz é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca de 1014 hertz) e cada cor que compõe a luz branca possui uma frequência diferente.
Por que vemos cores diferentes O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor "verdadeira". Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado.