O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras.
As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes.
Resposta: A função dos microscópios é de aumentar o tamanho de objetos, células e substâncias através de lentes e luzes para que os cientistas possam observar as formas de vida de microscópicas.
Dentre mudanças na sociedade que foram provocadas pela invenção do microscópio, pode-se citar: observação de partículas que não são vistas a olho nu; observação de astros e estrelas.
O microscópio possibilitou o estudo dos organismos, refutando de vez a teoria da abiogênese, permitindo conhecer e estudar os seres, antes invisíveis, causadores de diversas doenças.
Com o aparelho foi possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nú, incluindo é claro, as bactérias e protozoários responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. ... Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como micro-organismos.
A descoberta da célula foi possível graças aos avanços na área de microscopia, que permitiram uma melhor visualização de estruturas microscópicas. As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas).
- Em geral, quando falamos do filósofo inglês Robert Hooke (1635-1703), lembramos, basicamente, de dois trabalhos importantes dele: a lei da força de uma mola, conhecida como “Lei de Hooke” e a “descoberta” da célula. ... Para observar as organelas temos necessidade de um microscópio que não estava disponível para Hooke.