Edulcorantes = São substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento um sabor doce. Flavorizantes = São substâncias ou misturas que adicionadas a um alimento ou medicamento lhes conferem um sabor característico.
Por que a Sucralose faz mal à Saúde? De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente no intestino, ou seja, a chamada flora intestinal.
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
Melhores Adoçantes de 2021
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
O mascavo é fonte de nutrientes, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco e vitaminas A, B1, B12, B5, C, D e E. Já o demerara, é fonte de cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo. Além disso, não tem tantas calorias como os outros.
Alguns adoçantes são piores para sua saúde do que o açúcar em si. Se precisar usar um adoçante opte por estévia ou Luo Han Guo (adoçante usado na medicina tradicional chinesa, extraído da fruta do monje). Piores adoçantes: aspartame, frutose, agave, acesulfame de potássio, alitame, ciclamato, sucralose.
Moderação ainda é a melhor opção Até que novos estudos sejam concluídos, o melhor continua sendo uma dieta rica em alimentos naturais e uso moderado de adoçantes, tanto artificiais como naturais. Trabalhe seu paladar para degustar o verdadeiro sabor dos alimentos sem adição de açúcar o adoçantes.
Diabéticos, grávidas e crianças podem usar? Sim, Stevia é seguro e pode ser usado por pessoas diabéticas, mulheres grávidas ou crianças porque não tem efeitos colaterais, nem causa alergia.
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
De modo geral, o uso de stevia é considerado seguro para a saúde, mas em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, dor e fraqueza muscular, inchaço abdominal e alergia.
Saiba mais em: O que o diabético deve comer antes do exercício....Frutas permitidas na diabetes.
Vontade de comer doces pode ser causada por falta de nutrientes na dieta. Horários para consumo de açúcar podem camuflar problemas de saúde como hipoglicemia, e resistência à insulina. O maior vilão da dieta é o consumo de açúcar. O consumo excessivo pode causar aumento de peso, gordura do fígado e diabetes.