O sangue chega ao rim através das artérias renais e segue através de uma série de arteríolas até o glomérulo de Malpighi. No interior do glomérulo, o sangue é submetido a uma forte pressão, que força a passagem de substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo para o interior da cápsula de Bowman.
Dessa maneira, é na capsula glomerular ou bowman que ocorre a filtração e a reabsorção no tubo contorcido proximal. Olhe uma imagem de um nefron para ajudar a fixar .
corpúsculo renal
Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida. ... Na alça néfrica, ocorre a reabsorção da água do filtrado glomerular para os capilares.
O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos.
A reabsorção de água aumenta a concentração dos solutos no liquido remanescente no lúmen tubular; portanto, a reabsorção de água modifica o gradiente químico responsável pelo transporte passivo de determinados solutos através do epitélio, como no caso da ureia.
Princípios de Formação da urina ↘ A reabsorção tubular é o movimento de água e solutos do lúmen tubular para o sangue (independentemente do mecanismo). substâncias como o Na+, Cl-, HCO3-, PO4²-, Ca2+, Mg2+, glicose, a.a., água, entre outras.
• TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL A reabsorção que ocorre nessa localidade do néfron é tida como isosmótica, uma vez que os solutos e os solventes estão sendo reabsorvidos em uma mesma proporção, não gerando alterações de osmolaridade significativas no líquido tubular, assim como no sangue.
A osmolaridade é o estimulo que leva a produção do ADH, caso ela aumente osmorreceptores no hipotálamo detectam essa variação, fazendo com que esse hormônio seja liberado pela hipófise.
adjetivo [Química] Que se refere à concentração molecular em que duas substâncias possuem a mesma pressão osmótica. [Fisiologia] Que se refere, pertence ou é próprio à ação muscular em que a contração ocorre normalmente. Etimologia (origem da palavra isosmótico).
No túbulo proximal ocorre cerca de 70% da reabsorção de sódio e água. Quando se consegue reabsorver sódio e água na mesma proporção, se diz que esta reabsorção é isosmótica. ... A reabsorção de água pelo epitélio proximal se dá através das vias transcelular e paracelular.
O que se entende por reabsorção ativa é que é um processo com gasto energético para reabsorver solutos como sódio, aminoácidos e proteínas nos túbulos renais.
O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão faz com que parte do plasma passe para a cápsula renal, no processo denominado filtração. ... Em seguida, passando pela alça néfrica e túbulo distal, o filtrado perde quase toda a água, que retorna à veia renal.
Regulação da reabsorção de água A reabsorção de água pelos rins está sob controle do hormônio antidiurético, também conhecido pela sigla ADH. Esse hormônio é sintetizado no hipotálamo (uma região do encéfalo) e liberado pela parte posterior da glândula hipófise.
Alça néfrica (alça de Henle): região onde ocorre a reabsorção de água do filtrado. Essa região possui inúmeros canais formados por proteínas, que tornam o local permeável à água.