A ponte norte fica responsável por controlar todos os componentes rápidos do computador, como processador, placa de vídeo (AGP e PCI Express) e memória RAM, fazendo com que eles solicitem informações do disco rígido (que está na ponte sul), as carregue na memória e divida o que será processado entre a CPU e a placa de ...
A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em outros casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não são usados mais em placas-mãe modernas.
Mas será que fica a mesma coisa ou é melhor compra uma nova. A propósito quanto custa um Chipset em média porque os cara tão me cobrando R$130,00 pra troca o Chipset. Sempre achei que não valesse a pena trocar chipset de placa mãe... como a ponte norte ou ponte sul.
O Chipset é um dos principais componentes de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Portanto, um bom cuidado ao adquirir um computador é a escolha de placas-mãe com um Chipset adequado à sua necessidade para evitar futuros transtornos com relação ao desempenho.
Eu costumo dizer que o chipset é o componente mais importante do sistema, pois entre as suas propriedades, está a de "permitir" todo e qualquer tipo de periférico que pode ser instalado (ele que sabe qual o tipo de processador pode ser usado) e tudo mais.
O chipset é um conjunto de circuitos integrados que forma parte da placa mãe de um computador. ... O driver nada mais é que um software com informação específica de um hardware (neste caso, o chipset) que faz que o sistema operacional seja compatível e possa se comunicar com essa peça de hardware.
Atualmente, os chipsets que mais se destacam são os Z490 e Z390 da Intel e os TRX40 e X399 da AMD. Esses modelos possuem suporte para overclock, portanto são ótimos para quem busca performance. Para saber todas as especificações de um chipset, a maneira mais confiável é consultar o site da fabricante.
Todos eles não possuem o controlador PCI Express. Em várias placas destinadas a esses modelos de CPU existe um "chipset intermediário" entre a Ponte Norte (que esta dentro do processador) e a Ponte Sul (que está na placa-mãe).
O PCH ou chipset de algumas placas mãe possuem dissipador passivo e outras dissipador ativo (com ventoinhas). ... Poucos usuários monitoram o PCH porque dão prioridade às temperaturas da CPU e da VGA mas ele costuma esquentar, sim.
A versão da Intel é o "Platform Controller Hub" (PCH), efetivamente uma ponte sul aprimorada para os demais periféricos ‐ como funções tradicionais da ponte norte, como controlador de memória, interface de barramento de expansão (PCIe) e até controlador de vídeo integrado.
Vamos destacar os mais importantes componentes de uma placa mãe:
Tipos de placas-mãe
As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
Os hardwares são as peças físicas que compõem um computador, como as placas, o monitor, o teclado, a placa-mãe e o disco rígido. Eles são divididos em quatro elementos: Dispositivos de entrada: são os componentes que o usuário conecta, como teclado e mouse.
Resposta. Software é tudo que engloba programas, parte virtual do computador, celular, etc... ... Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. E um computador, O Software e classificado como a parte logica cuja função é fornecer instruções para o hardware.
Hardware é toda parte física do computador, como os periféricos e seus componentes internos. Exemplo: Mouse, Processador, Gabinete, Placa de som, enfim. É tudo aquilo que podemos ver e tocar. Diferente do software que é a parte lógica, os programas e aplicações.