Camada papilar Estas ajudam na fixação da derme à epiderme, além de facilitar a nutrição das células da epiderme, pelos vasos sanguíneos presentes na camada reticular da derme.
A derme é subdividida em: papilar, que corresponde às papilas dérmicas e é constituída por tecido conjuntivo frouxo, e reticular, a maior parte da derme, de tecido conjuntivo denso não modelado. As fibras colágenas dispostas em diferentes sentidos conferem resistência ao estiramento.
A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo. A região reticular é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
Os principais componentes da derme incluem o colágeno (70 a 80%) para resistência, a elastina (1 a 3%) para elasticidade e os proteoglicanos, que constituem a substância amorfa em torno das fibras colágenas e elásticas. A derme divide-se em papilar (mais externa), reticular (mais interna) e derme perianexial.
As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele.
A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme.
Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme.
Os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.
De acordo com o vídeo, a agulha com tinta penetra a epiderme - a parte superficial da pele - e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que contém vasos sanguíneos e nervos. ... O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.
Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.
Nos primeiros dias, forma-se uma casquinha sobre o desenho, que vai fazer com que ele pareça um pouco desbotado, mas não se preocupe: a tattoo voltará logo ao normal! Esta casquinha não pode ser arrancada, para evitar que surja alguma falha no desenho, hein.
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização, como carne de porco, frituras e embutidos. Confira uma lista dos alimentos que deve evitar depois de fazer tatuagem; Não usar roupa muito apertada, pois evita a respiração da pele e também pode acabar puxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.
6. Comer e beber qualquer coisa está liberado? Não há estudos que comprovem que a alimentação afete a cicatrização da tatuagem. Para garantir, o legal é evitar bebidas alcóolicas e comer de maneira saudável.
Na maioria dos casos, sim, pode ter relações após fazer tatuagem, mas isso pode variar de acordo com a localização da mesma.
três dias
Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).
Quando usar? Nos primeiros dias após a sessão de tatuagem é importante usar o plástico-filme enquanto dorme (para proteger o desenho de movimentações bruscas), ao sair com roupas muito apertadas e em ocasiões com grandes chances de contato com outras pessoas (como em um show, por exemplo).
Quantos dias demora para tatuagem descascar? A profissional esclarece que a cicatrização é um processo muito particular, mas que, de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana após a tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.
Tatuagens próximas dos dedos, mãos, cotovelos, joelhos e tornozelos desbotam, isso porque existe um desgaste natural da pele nessas áreas devido aos movimentos das articulações.