As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos para algumas doenças (diabetes mellitus, doenças do coração e hipertensão) em crianças, ...
A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.
Como sei se levo uma alimentação saudável?
Para tal, aplicou-se o questionário “Como está sua alimentação?”, proposto pelo Ministério da Saúde, e acrescidas questões de dados pessoais e antropométricos. O consumo alimentar foi comparado e classificado de acordo com a Pirâmide Alimentar Adaptada e o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Desta forma, para saber se está bem de saúde é necessário avaliar os seguintes parâmetros:
10 sinais físicos que mostram que você está comendo mal
Não consumir comida suficiente durante o dia e pular refeições faz mal e pode literalmente fazer sua cabeça girar. Você sente tonturas, tem pouca energia e pode até desmaiar. “Isso se deve à queda da glicose no sangue”, diz Frances Largeman-Roth, especialista em nutrição e bem-estar e autora de Eating in Colour.
Alguns sintomas comuns incluem fortes dores de cabeça, tontura, insônia e muito, muito mau humor. Contudo, se além dos alimentos o corpo também for privado de água, a situação fica ainda pior, pois a desidratação pode provocar quedas de pressão, convulsões, danos cerebrais e até paradas cardíacas.
Ao ficar sem comer até 24 horas, o corpo começar a fazer cetose. Ou seja, ele passa a queimar gordura para conseguir funcionar normalmente. Além disso o humor passa a ficar mais irritadiço e, depois desse período, é provável que desmaios passem a acontecer.