A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente.
A lipotímia é uma alteração súbita da consciência podendo chegar até a perda da mesma (síncope). Ela é precedida de sintomas tais como tontura, enjôo, mau estar gástrico, palidez, suór e escurecimento da visão.
Quais são os sintomas da síncope?
Síndrome vaso vagal é o resultado de um reflexo exagerado do corpo, para preservar o fluxo de sangue em caso de hemorragia ou desidratação, que neste caso, leva ao efeito oposto com queda da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.
Síncope, denominada popularmente por desmaio, é a perda momentânea de consciência e da postura erecta, caracterizada por ser de aparecimento súbito, curta duração e recuperação espontânea. A condição tem origem na diminuição rápida do fluxo de sangue para o cérebro.
Definição: Perda da consciência devido à redução da pressão sanguinea, associada com aumento do tono vagal e vasodilatação periférica. Definição: Perda transitória da consciência e do tônus postural, causada por diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro (i. é, ISQUEMIA CEREBRAL).