Paráfrase: reproduzir o texto com explicações, sem perder a originalidade do mesmo. Citação Direta: citar de forma integral (copia), idêntica ao texto original. com informação do autor, obra e data.
Citação. Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte. Há uma transcrição das palavras de outro autor, devidamente destacada com aspas e com a identificação desse autor. A citação visa conferir credibilidade ao novo texto.
Você sabe o que é intertextualidade? Basicamente, trata-se de um recurso que permite que o escritor desenvolva um conteúdo usando como referência elementos de um “texto base”. Assim, pode-se estabelecer, de maneira explícita ou implícita, uma espécie de “diálogo” entre as duas obras.
Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
- Elipse: Acontece quando se omite um termo já exposto previamente, mas percebido na oração ou texto devido ao contexto da mensagem apresentada. Ex.: A mãe foi a primeira a chegar em casa.
Trata-se de um recurso coesivo que ocorre quando um termo ou expressão que já foi citado no texto é retomado por meio de outro termo que o substitui. Explicação: A coesão referencial pode ocorrer de diversas maneiras e os mecanismos mais utilizados são: a anáfora, a catáfora, a elipse e a reiteração.