Significado de Incidência substantivo feminino Ocorrência ou existência de alguma coisa: a incidência da malária na região norte.
PERÍODO DE LATÊNCIA: intervalo entre a exposição a agentes patológicos e início dos sinais e sintomas da doença.
Significado de Convalescença substantivo feminino Período de recuperação em que, após uma doença ou enfermidade, há um processo gradual de restabelecimento de saúde, sendo as forças restauradas progressivamente. Ação ou efeito de convalescer, de se recuperar, de recuperar as forças.
Período de incubação Tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento dos sintomas de uma doença. Não confundir com período de latência.
Surto ou epidemia progressiva ou propagada (Figura): transmissão, em geral, através do contato pessoa a pessoa. pode durar mais que um surto por fonte comum e pode ter múltiplas ondas. a curva epidêmica tem picos progressivamente mais altos, com a diferença entre eles de um período de incubação.
Pandemia: ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, tingindo várias nações. 3 – Aspectos diferenciais das epidemias: Não é classificatória, mas apenas didática: a) epidemia explosiva: refere-se a velocidade do processo na primeira etapa, que é de progressão.
Um dos métodos utilizados para a verificação de ocorrência de uma epidemia é o Diagrama de Controle, que consiste na representação gráfica da distribuição da média mensal e desvio-padrão dos valores da freqüência (incidência ou casos) observada, em um período de tempo (habitualmente 10 anos).
Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.
A seguir, apresentamos três das principais epidemias que atingiram o Brasil ao longo da história.
A Gripe Espanhola foi uma das piores pandemias da história, causando a morte de 50 milhões de pessoas, entre 1918 e 1919.
Epidemia de varíola no Japão (735-737); Pandemias de cólera (ao longo do século XIX); Epidemia de cólera no Haiti (2010 até a atualidade);Sep. 2, 2020
Não foi descoberto um tratamento para a gripe Espanhola, sendo que apenas era aconselhado repousar e manter uma alimentação e hidratação adequadas. Assim, poucos eram os pacientes que ficavam curados, dependendo do seu sistema imune.
O confinamento de doentes para enfermidades infectocontagiosas é uma prática antiga. A estratégia foi usada largamente em casos de hanseníanse e tuberculose, por exemplo. Na epidemia de peste bubônica que devastou a cidade do Porto, no noroeste de Portugal, em 1899, um cerco foi efetuado.
As grandes epidemias ao longo da história
9 maiores pandemias da história da humanidade
1820 – Cólera (973 mil mortos). 1920 – Gripe espanhola (2.
A Revolução do Porto (1820), ocorrida na cidade do Porto, segunda maior cidade portuguesa, se caracterizou por intensas disputas políticas envolvendo interesses divergentes entre Portugal e Brasil. ... Tal medida também deixava clara a intenção de Dom João VI em permanecer no Brasil.