A hortelã tem sabor forte e ardido. ... Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã. Amplamente utilizada como tempero, ela é suave e refrescante. Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado.
As folhas das duas plantas tendem a ter um comprimento aproximadamente duas vezes maior que a largura e possuem bordas irregulares. No entanto, enquanto a hortelã-pimenta possui folhas que surgem nos caules, as folhas da hortelã-verde crescem quase que diretamente no ramo.
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Existem diversas espécies de hortelã, somando mais de 25 tipos. As mais conhecidas no Brasil são Mentha Piperita, e a Mentha Spicata, mas também contamos com a Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor.
A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.
Hortelã: 10 qualidades ótimas para a saúde
A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.
Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.
Modo de preparo Passar a hortelã, o guaco e a cenoura na centrífuga para misturar; Em seguida, coar a mistura obtida e adoçar com o mel. Transferir o xarope para um pote esterilizado de vidro e tampar. Armazenar na geladeira.
Chá de hortelã-da-folha-grossa para soltar o catarro Este chá é muito bom para combater as doenças respiratórias como gripe ou resfriado. Ingredientes: 6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa; 150 ml de água fervente.
As propriedades da Hortelã-pimenta incluem uma ação diminui os espasmos no estômago, vômito e enjoo, que melhora a circulação sanguínea, antibacteriana e antiviral, digestiva, descongestionante, anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, tônica, desinfetante, anticonvulsiva, estimulante da produção da bílis e ...
Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
Folhas de pimenta: tem função vasodilatadora, além de emoliente e rejuvenescedora celular. Camomila: rica em azuleno, óleo essencial, ótimo calmante, sais minerais (cálcio e enxofre desensibilizante e cicatrizante da pele). Possui flavonoide, poderoso antioxidante, antialérgico e anti-inflamatório.
Chá de hortelã Para ajudar a acalmar pode beber-se 1 litro de chá de hortelã ao longo do dia, por até 3 semanas.
Os chás e infusões oferecem diversos benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Mas em excesso eles podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia. Sabe-se que alguns desregulam a pressão, por exemplo.
More videos on YouTube
Apesar de todos os benefícios, a hortelã, se consumida em excesso, pode provocar ou agravar os problemas renais. Por isso, o seu consumo é contraindicado para quem possui alguma complicação (como insuficiência) nos rins.
Chás. Os chás também são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que melhoram a circulação e ajudam na desintoxicação do organismo, sendo os chás de boldo, de cardo-mariano e o chá verde os mais usados para auxiliar no funcionamento do fígado.
Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda. Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade.
Instruções de Preparo
Modo de preparo Ferver a água e depois adicionar as folhas de hortelã picadas na xícara, em seguida, deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir, adoçado com mel.
A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Coa-se e serve-se morno. Não há contra-indicações.
Modo de preparo: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã em uma xícara. Ferva 250 ml de água e despeje na xícara com as folhas de hortelã. Abafe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Consuma o chá até 4 vezes ao dia.
Basta ferver a água e adicionar as folhas de hortelã no recipiente e tampá-lo. O chá deve permanecer abafado por, aproximadamente, 10 minutos e, então, deve ser coado. Tomar este chá 3 vezes ao dia, logo após as refeições.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo