Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.
Algumas dicas de como ajudar: Não dê atenção à criança só quando ela gagueja. Mantenha contato de olho natural enquanto a criança está falando (não fique olhando para a boca da criança). Mantenha a conversa sem criticá-la ou corrigi-la. Não fale para a criança parar de gaguejar (as rupturas de fala são involuntárias).
Como falar devagar
Pense sobre o que a pessoa está falando. Escutar é uma ação ativa, não passiva. Deve-se prestar atenção, ouvir o que é dito de verdade. Evite fazer julgamentos nesse momento e, mesmo que vocês discordem de algo, aguarde sua vez de falar. Não ouça para responder, ouça para entender.
Você vai perceber uma mudança na sua maneira de se expressar e vai começar a sentir que falar em público pode ser mais fácil.
Falar rápido pode estar relacionado não só a fala como também ao estado emocional da pessoa. Por exemplo tem pessoas que quando ficam nervosa ou mentem, começam a gaguejar ou falam muito rápido, outros motivos pode ser a ansiedade, o medo, a timidez ou vergonha, ...
“Erro é usar uma expressão que não comunica nada em uma língua”, ressalta. A psicóloga, Gislene Isquierdo, diz que uma das causas desse comportamento de falar errado, está relacionada a um grupo de neurônios que nós temos, que são chamados de neurônios espelhos, que têm a função de imitar comportamentos.
Voz muito alta é indicativa de várias causas, é muito importante que seja feito um exame audiométrico objetivando avaliar audição. Faz-se importante também consultar otorrinonolaringologista, endocrinologista e fonoaudiologia.
Há quem diga que o timbre é a "cor da voz", ou seja, é o que vai dar identidade à sua voz. Conceitualmente falando, o timbre é a característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes. ... O timbre pode ser grave, médio ou agudo.
A característica musical que nos permite distinguir todos estes aspectos é o timbre. Algumas características do som podem ser facilmente traduzidas entre o “musiquês” e o “fisiquês”. ... É comum escutarmos e lermos em sites de divulgação científica que o timbre é o “formato da onda”.
O processo de produção da voz é igual para todos, entretanto, as diferenças nas pregas vocais e no formato da região que vai da laringe à cavidade nasal, produzem as características da voz de cada indivíduo. O tipo de educação e a convivência com outras pessoas também ajudam a moldar a voz.
O que nos diferencia um do outro é a capacidade de controlar os movimentos que nosso aparelho vocal ─ cordas vocais, boca, lábios, etc. ... "Quanto ao juízo estético que faz com que gostemos mais de uma voz do que de outra, é muito parecido com a beleza: ela está no olho de quem vê".
E cantar bem significa ter uma voz afinada. ... Mas a sua voz jamais ficará igual à do seu cantor preferido, pois cada pessoa tem timbre próprio. O que diferencia uma voz de outra é a anatomia da laringe. Como as cavidades e tubos do órgão variam em cada um, a voz também é diferente.
Para cantar melhor é preciso focar em alguns aspetos essenciais, como melhorar a capacidade respiratória, para conseguir manter uma nota sem ter de fazer pausas para respirar, melhorar a capacidade de ressonância e, por fim, treinar as cordas vocais e a laringe, para que fiquem mais fortes e consigam produzir sons mais ...
O mínimo para cantar bem Mas para que isso aconteça, o mínimo necessário é ter um pouco de afinação, ritmo e um domínio vocal viável para nosso repertório. É praticamente impossível cantar bem sem cumprir de forma razoável os requisitos musicais de afinação e ritmo.
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes: