A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).
Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço. É a semântica histórica que tem relação com um tempo passado.
Veja a diferença entre os três: morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.
Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas. Ela é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.
Caracterizam-se pelas relações de semelhança existente entre palavras e expressões que se efetivam tanto de ordem morfológica (quando pertencem à mesma classe gramatical), sintática (quando há semelhança entre frases ou orações) e semântica (quando há correspondência de sentido entre os termos).
O que é campo semântico? Ele é o conjunto dos variados sentidos que uma única palavra pode assumir. ... Semântica: é o estudo do significado de cada vocábulo que existe em uma língua.
O paralelismo semântico observa a correspondência de valores existentes no discurso. Exemplos: 1) O evento durou o dia todo e algumas dores nos pés. O sentido da oração foi interrompido.
A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos. Vejamos um exemplo: Pedi o carro ao meu pai ontem.
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Exemplo: Utilizamos água sem desperdício.
As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. O sujeito é o termo da frase que concorda com o verbo em número e pessoa. ... É normalmente o "ser de quem se declara algo", "o tema do que se vai comunicar".