Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas. ... Coordenação motora fina: relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos. Nesse caso, observa-se um envolvimento de pequenos músculos.
Coordenação viso-motora é a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão. Na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo-a, por isso separei algumas atividades a serem trabalhadas dentro desse tema.
A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
Atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação). Podemos citar alguns exemplos de atividades que requerem uma boa coordenação motora global: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar (...).
Coordenação global ou motricidade ampla representa a ação simultânea e relativamente diferente de grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos complexos.
A psicomotricidade vai permitir que se estabeleça a noção de vazio ou ocupado. ... A coordenação psicomotora é uma qualidade diretamente ligada à expressão do corpo, porque todo movimento tem uma conotação psicológica de sensações.