EQST

Qual A Diferença Entre Ativo E Passivo No Balanço Patrimonial?

Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial?

O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo. ... Em outras palavras, dentro do balanço patrimonial, os ativos representam a entrada de benefícios (capital), enquanto os passivos são o fluxo de saída de capital relacionado a despesas contraídas pela empresa.

O que faz parte do ativo circulante?

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...

Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?

  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

São contas pertencentes ao ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Como saber o valor do ativo não circulante?

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes./span>

Qual é o exemplo de ativo realizável a longo prazo?

São exemplos de direitos realizáveis após o término do exercício seguinte: Duplicatas a Receber (Longo Prazo), Estoques (Longo Prazo), Despesas Antecipadas (Longo Prazo), etc.

Quais são as contas do Realizavel a longo prazo?

De uma forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.