O disco divide a articulação ATM em dois espaços articulares separados: SUPERIOR e INFERIOR. A articulação superior é a maior das duas. Cada articulação tem seu próprio revestimento sinovial. Todas as superfícies das articulações, exceto as superfícies articulares, estão revestidas com uma membrana sinovial.
A porção côncava do osso temporal é a cavidade articular (fossa mandibular) e a parte convexa é a eminência articular (tubérculo articular). que é uma saliência óssea constituída pela raiz transversa do arco zigomático, colocada anteriormente na fossa mandibular.
Como pôde ser notado, independente da idade do indivíduo, a superfície articular da ATM é revestida por um tecido conjuntivo denso modelado, o que a difere da maioria das articulações sinoviais encontradas no organismo humano, as quais são revestidas por cartilagem hialina.
É a única articulação do corpo humano que funciona simultaneamente os dois lados (direito e esquerdo). Não é possível movimentar somente um lado de cada vez. A ATM sofre influência direta do posicionamento ósseo (maxila e mandíbula) e do alinhamento dos dentes.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
ATM é a sigla utilizada para "Articulação Temporomandibular", essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas.
Tratamentos para diminuir a dor e a inflamação podem ser feitos em consultório, com lasers, ou mesmo em casa, como a aplicação de compressas quentes. Em casos mais graves, é possível fazer uma cirurgia na ATM.