Durante seu governo como Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, Stalin estabeleceu um regime totalitário que foi responsável por aproximadamente 17 milhões de mortes, segundo estimativas conservadoras extraídas de autores como Robert Service e Aleksandr Solzhenitsyn.
As principais maneiras pelas quais as pessoas foram mortas durante o regime de Stalin incluem execuções, deportações em massa, fome e doenças, trabalho forçado em campos de trabalho, e outros tipos de violência e abuso.
A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
Segundo o historiador Stephen Kotkin em seu livro Stalin: Paradoxos do Poder, Stalin foi o "braço direito" de Lenin durante a revolução, trabalhando incansavelmente para mobilizar os trabalhadores e camponeses em apoio ao partido.
Joseph Stalin nasceu em 18 de dezembro de 1878, em Gori, uma pequena cidade da Geórgia, parte do Império Russo na época. Sua infância foi marcada por muitas dificuldades e tragédias, explica o historiador Robert Service no livro Stalin: Uma Biografia.
Stálin era visto, por muitos soviéticos, como um “deus”, isto porque havia um grande culto a personalidade do ditador durante o Stalinismo, fruto de uma intensa propaganda estatal e nacionalista.
De acordo com o historiador Robert Service, em seu livro "Stalin: A Biography", o envolvimento de Stalin em atividades ilegais começou logo após ele se juntar ao Partido Comunista em 1898.
Ao lado de Lênin, ingressou na Revolução Russa e, após a morte do líder, disputou o comando do país com Zinoviev e Trotsky. Em 1927, tornou-se Secretário-Geral do Partido, no papel de regente absoluto da URSS, sob a bandeira do Socialismo em Um Só País.
Trotsky era a primeira opção de Lênin para assumir o poder na URSS, mas ele não conseguiu preparar seu sucessor a tempo devido a um derrame. Em 1922, Stalin já tinha centralizado o poder interno do Partido Comunista Russo.
Um dos principais crimes de Stalin é o assalto ao banco de Tíflis, explica Anna Geifman no livro Thou Shalt Kill: Revolutionary Terrorism in Russia, 1894–1917. Um transporte bancário foi roubado pelos bolcheviques para financiar suas atividades revolucionárias.
Georgiano nascido em 1878, Stalin era de uma família simples de camponeses, mas logo se interessou por literatura e política. Participou do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) e, depois, da ala bolchevique do Partido Comunista.
Maior país do mundo, rico em recursos naturais, com forte tradição no campo artístico e preponderância na geopolítica internacional, a história da Rússia é pouco conhecida e compreendida pelo ocidente.
Logo após a Revolução de 1917, Stalin foi nomeado Comissário do Povo para as Nacionalidades e começou a consolidar seu poder dentro do Partido Comunista. Ele adotou uma política agressiva de centralização do poder e eliminou seus rivais políticos, como Leon Trotsky e Nikolai Bukharin, por meio de expurgos e julgamentos políticos.
Segundo o historiador Simon Sebag Montefiore em seu livro Stalin: A Corte do Czar Vermelho, Stalin ajudou a garantir que o Congresso dos Sovietes se tornasse um instrumento do Partido Comunista, liderando o processo de eleição dos delegados leais ao partido.
Para suprir essa lacuna, o curso Uma Breve História da Rússia se propõe a percorrer o período que abrange desde a formação do território russo, antes de Cristo, até a Rússia contemporânea de Vladimir Putin e a posição que essa federação ocupa no cenário político atual - toque aqui para saber mais.
De acordo com o historiador Simon Sebag Montefiore, em seu livro Stalin: The Court of the Red Tsar, a infância de Stalin foi marcada por um profundo sentimento de injustiça e ressentimento em relação à sua situação social.
Ao mesmo tempo, ele liderou a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, tornando-se um herói nacional e deixando um legado complexo e conflituoso. A vida e o governo de Stalin são temas de debates intensos e polarizados, com alguns o vendo como um herói do povo e outros como um tirano brutal.
Com a supressão da influência de Trotsky e o seu assassinato em 1927, Stalin passou a ser o homem mais poderoso da Rússia, assumindo o poder da União Soviética oficialmente em 1927, tres após a morte de Lênin.
Josef Stalin nasceu em 18 de dezembro de 1878, na cidade de Gori, localizada atualmente na Geórgia (país que fica no Caucáso), mas que, no século XIX, era parte do Império Russo governado pelos czares. O nome de nascimento do conhecido ditador soviético era Iosif Vissarionovich Dzhugashvili.
Ele também construiu uma enorme burocracia, o que sem dúvida foi responsável por milhões de mortes como resultado de vários expurgos e esforços de coletivização. Durante seu tempo como líder da URSS, Stalin fez uso frequente de sua polícia secreta, gulags e poder quase ilimitado, para remodelar a sociedade soviética.
Josef Stalin foi um revolucionário e político que liderou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de 1924 até 1953, quando faleceu. Josef Stálin, líder da União Soviética entre 1924 e 1953. Foi secretário-geral do Partido Comunista e ocupou o cargo de primeiro-ministro.
Foi o primeiro Presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética após a fundação da URSS. Com efeito, Lenin irá consolidar a revolução socialista dentro e fora da Rússia, fomentando o surgimento de movimentos comunistas por todo o planeta.
Seu governo bolchevique inicialmente compartilhou o poder com os Socialistas Revolucionários de Esquerda, sovietes eleitos, e uma Assembleia Constituinte multipartidária, embora em 1918 tivesse o poder centralizado no novo Partido Comunista.
Ao assumir o governo da Rússia (1917-1924), Lênin resolve adotar as suas primeiras medidas, as quais são: * Surgimento do Socialismo no início da Revolução Russa. * Retirada da Rússia da primeira guerra por meio de um tratado conhecido por nome de "Brest-Litovsk", um acordo de paz com a Alemanha.
2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações: A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução. ... D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.
O governo de Lênin propôs diversas rupturas uma delas no que se relacionou a saída da Rússia da guerra , além do confiscamento das terras da família real , dos nobres e da igreja ortodoxa de modo que estas foram distribuídas para os camponeses .
No ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin. ... Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.
Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia.
Em março de 1921, o governo adotou a Nova Política Econômica (NEP), que combinava princípios socialistas com elementos capitalistas permitindo a liberdade de comércio de produtos pelos camponeses nos mercados e de salários, a estimulação da pequena manufatura privada, a criação de empresas privadas e os empréstimos de ...