Conforme consta no Dicionário de Arquitetura Brasileira (Corona & Lemos, Editora Edart), cobogó (ou “combogó”, como era descrito antigamente) é “o nome que se dá, principalmente no Norte do Brasil, ao tijolo furado ou ao elemento vazado feito de cimento empregado na construção de paredes perfuradas, cuja função ...
O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.
7 passos para pintar os blocos de concreto
Como preparar? O cobogó de concreto usa um traço de concreto 5:1, ou seja, cinco latas de areia para uma de cimento. As juntas com a parede devem ser de no mínimo 1,0cm, e é extremamente necessário usar formas de concreto específicas para o tipo de trabalho que você irá realizar.
Seguir as mesmas práticas e cuidados da colocação de tijolos aparentes por exemplo. Começar o assentamento pelos “cantos” ou “extremidades”, colocando os cobogós sobre uma camada de argamassa previamente estendida. Esticar uma linha entre os extremos, que servirá como guia garantindo o nivelamento de cada fiada.
A proporção é de 1 parte de cimento para 3 partes de areia e 4 partes de britas. Por exemplo, 1 kg de cimento, 3 kg de areia e 4 kg de pedriscos. Por ser um concreto plástico, não se fala em teor de umidade, mas em fator água/cimento que, nesse caso, deve ser de 0,4 partes.
Instruções para instalação:
Coloque na junta de assentamento vertical e horizontal barras de 5 mm de diâmetro, ou conforme critério do responsável técnico pela obra. Preencha totalmente as juntas de assentamento com a argamassa bloco de vidro quartzolit, evitando a formação de vazios.
Coloque a primeira fileira dos tijolos de vidro onde serão instalados. Faça um contorno no chão e também na parede marcando, entre os blocos, os pontos que deverão ser perfurados para a inserção dos vergalhões verticais e horizontais. Faça os furos. Comece a assentar o primeiro bloco.
Passo a passo
Massa de cimento, areia e cal para assentar tijolos: 1:0,5:6 = Uma lata de cimento, meia lata de cal e seis de areia (esse traço é mais resistente e mais barato do que o primeiro, vai gerar mais economia para sua obra.
Obs.: Os modelos de churrasqueira em alvenaria são denominados de acordo com o número de tijolos na parte frontal (Figura A). Ex: P4 utiliza 4 tijolos, sendo que o mod. P3 é uma exceção pois utiliza 3 tijolos e meio na parte frontal e 2 e meio nas laterais.