Em conjunto, elas permitem os movimentos de deslizamento, adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação.
Algumas pessoas acham que ter clavículas bem visíveis é um baita atrativo! Se é o seu caso, mas você ainda não tem essa parte tão acentuada, não se preocupe!...Método 2 de 3: Fazendo exercícios para perder peso e definir as clavículas
Dá-se o nome de artrose acrômio-clavicular ao desgaste da articulação que se encontra entre a clavícula e um osso chamado de acrômio. Este desgaste na articulação é mais frequente em atletas, praticantes de musculação e trabalhadores que usam muito os braços, podendo causar dor e dificuldade nos movimentos.
O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.
Sintomas. A área fica dolorida e inchada e a dor pode se estender ao ombro. As pessoas podem perceber que o osso está se movendo e está instável. Como a clavícula fica logo abaixo da pele e há pouco músculo para cobri-la, as pessoas podem ver uma protuberância ou galo no local em que o osso está fraturado.
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).
Artrite ou artrose Uma dor localizada na altura da omoplata também pode ser sinal de um desgaste da articulação do ombro (artrose) ou sua inflamação (artrite). Em caso de artrite, há risco de irradiação até a omoplata e surgimento de dores crônicas e intensas na região escapular.