A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.
O cloro, outro produto comum na dispensa, também pode ser usado para fazer a água sanitária. ½ litro de cloro; 3 litros de água; 1 colher de sopa de barrilha (carbonato de sódio).
Para higienizar o piso de casa, basta diluir duas colheres (sopa) de água sanitária em um litro de água. Em seguida, passe o pano embebido na solução no piso e, para retirar a sujeira, enxágue-o em um balde com água limpa. Depois é só torcer o pano e repetir o processo até toda a sujeira ser removida.
Quem quiser substituir a água sanitária na limpeza de casa pode experimentar produtos naturais feitos com ingredientes caseiros, como vinagre e suco de limão.
Dica: utilize uma porção de bicarbonato de sódio com vinagre ou limão na lavagem das roupas, em substituição ao cloro ou à água sanitária, e deixe a roupa branca de molho por algumas horas com água e rodelas de limão. Depois, lave normalmente.
Vinagre branco ou limão – podem substituir o cloro como desinfetante. Agem contra germes, mofo e gordura por sua acidez. O vinagre remove mofo dos rejuntes do banheiro e a gordura do fogão. O limão tem efeito similar, e pode ser utilizado para lavar as louças.