Forças causam aceleração num corpo, ou seja, variam o módulo da sua velocidade. Um corpo está em movimento quando sua velocidade é diferente de 0, quando não está em repouso. Não importando se sua velocidade é constante ou está variando.
Momento de uma força, também conhecido como torque, é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que ele gire. Quando temos um corpo sujeito à ação de forças de resultante não nula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo.
A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração.
Esportes que exigem força: levantamento de peso, ginástica em argolas, lançamento de disco, lançamento de vara, luta greco-romana. Esportes que exigem resistência: maratona, pentatlo, ciclismo , triatlo, nado de longas distâncias.
força normal : força de reação a surpefície . força de tração : se houver tração por fios ou cordas. força de atrito : força proporcional ao movimento do corpo .
Onde estão as forças? As coisas caem porque são atraídas pela Terra. Há uma força que “puxa” cada objeto para baixo e que também é responsável por manter a atmosfera sobre a Terra e também por deixar a Lua e os satélites artificiais em órbita. É a chamada força gravitacional.
A força resultante é a soma vetorial de todas a forças que atuam em um único corpo. De acordo com a primeira Lei de Newton, quando a força resultante é nula: a) o corpo certamente está em repouso.
Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos. Por exemplo: força peso (depende do campo gravitacional da Terra), força elétrica, força magnética.
1) Força de contato é a força que necessita de contato entre dois corpos para que gere uma aceleração. Força de campo é aquela que independe do contato entre os corpos para que uma reação seja gerada. ... Campo: A aceleração gravitacional, a força magnética.
Na física, definimos forças dissipativas, que também podem ser denominadas de forças não conservativas, como sendo as forças que transformam a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação.
Forças de atrito e de arrasto são exemplos comuns de forças dissipativas, as quais estão presentes em praticamente todos os sistemas físicos, como máquinas e meios de transporte.
Na ausência de forças dissipativas, se mantém constante. Energia mecânica é a soma das parcelas cinética e potencial de toda a energia de um sistema. Quando um corpo está sujeito exclusivamente a forças não dissipativas, a energia mecânica se conserva, ou seja, seu módulo permanece constante.
Os exemplos mais significativos de forças conservativas são a força gravitacional (peso) e a força elástica, sendo também designadas por forças não dissipativas. O trabalho realizado pelo peso de um corpo é independente do caminho percorrido pelo seu ponto de aplicação, pelo que o peso é uma força conservativa.
Em sistemas mecânicos conservativos, a energia mecânica permanece constante. A partir de agora, vamos estudar sistemas mecânicos em que a energia mecânica não se conserva. Nos sistemas dissipativos, a energia será transformada em outra modalidade, que não a mecânica. A seguir, vamos analisar como isto pode ocorrer.
No entanto agora se pode calcula a potência correspondente a cada tipo de resistor ôhmico quando percorrido por uma corrente elétrica.
Resposta. Durante a subida ocorre transformação de energia cinética em energia potencial gravitacional, uma vez que o corpo perde velocidade, devido ao fato de estar se movimentando contra o sentido da gravidade, e ganha altura.
Resposta. Resposta: Água,Vento,Coisas Nucleares,Solar,Energia Elástica,Energia Potencial Gravitacional,Energia Química,Energia Térmica,Energia Cinética e Usina Termelétrica Entre Outros...