Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.
As fraturas podem romper a pele (chamado fraturas expostas) ou não (chamado fraturas fechadas). Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos.
A fratura óssea acontece quando há a perda da continuidade do osso, isto é, quando o osso se quebra, sendo mais frequente em mulheres na pós-menopausa e em pessoas da terceira idade. O tipo de fratura pode ser classificado com base nas causas ou, ainda, no tipo de lesão envolvida.
A dor óssea é geralmente o primeiro sintoma de que o câncer se disseminou para o osso. A dor tende a ser pior à noite e pode melhorar com o movimento. Com o tempo, pode se tornar constante, podendo piorar quando a pessoa faz qualquer atividade. É importante comunicar seu médico, imediatamente, sobre qualquer nova dor.
Na maioria absoluta dos casos, não, o hemograma não está costuma estar alterado em pacientes com linfomas. O hemograma só se altera no linfoma quando a doença infiltra a medula óssea (ou seja, estadios mais altos, mais observados em linfomas indolentes, de crescimento lento).
Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin? O hemograma completo (exame de sangue) deverá ser pedido, isso porque nele constam importantes dados utilizados em avaliação de risco da doença. A partir dos sintomas, o médico também irá solicitar uma biópsia do linfonodo, que será avaliada em laboratório.