ii) a capacidade infinita do sistema MRP => apesar do MRPII ter módulos de cálculo de capacidade estes não são restritivos, ou seja, o sistema por si só não restringe a capacidade, gerando planos e a conseqüente explosão de quantidades infinitas para a produção.
Exemplo prático de uso do MRP Para exemplificar essa teoria para você vamos utilizar como exemplo a produção de canetas e demonstrar passo a passo todas as etapas, desde a definição dos registros e parâmetros necessários até o cálculo de necessidade em si.
O MRP usa uma filosofia de planejamento. ... A lista de materiais ou BOM (bill of material), um subproduto do MRP, é um software que irá processar todos os dados, consolidando os itens comuns a vários produtos, verificando se há disponibilidade nos estoques e, quando for o caso, emitindo lista de itens faltantes.
MRP como parte do ERP Engloba, portanto, as áreas de marketing, gerenciamento, vendas, compras, contabilidade, finanças, RH, etc. Você pode perceber, então, que o MRP I e II estão inclusos no sistema ERP.
A utilização do MRP é de responsabilidade do departamento de Planejamento e Controle da Produção.
Podemos dizer, de forma direta, que um ERP é uma sistema computacional que gerencia todas as informações do negócio de forma integrada. O objetivo é que os gestores tenham visão e controle sobre todos os recursos empregados na empresa, para gerenciá-los da melhor forma. Daí o nome: Planejamento dos Recursos da Empresa.
Quais as principais funcionalidades do ERP?
Dentre as principais funcionalidades entregues pelas soluções, podemos destacar: monitoramento dos processos internos (ferramentas de processos internos). gerenciamento dos clientes (sistemas de informações). gerenciamento das entradas, saídas, contas a pagar e contas a receber.
Funcionalidade A funcionalidade de um software diz respeito à satisfação de necessidades que deram origem ao projeto. Abrange requisitos implícitos e explícitos e está intimamente ligada à qualidade do código criado.
Tem como funcionalidades principais o controle de vendas, financeiro, estoque, compras, cadastro de clientes, produtos, fornecedores, gestão de vendedores, emissor de notas fiscais e muito mais. Ao mesmo tempo, um software de gestão também te ajuda a acompanhar o desempenho de sua empresa.
Praticidade, uma das características mais importantes de um sistema. O empresário, quando busca este tipo de solução, quer encontrar praticidade. Dessa forma, um bom sistema não deve trazer dores de cabeça para a empresa, apenas soluções.