Essas células são formadas pela fusão de células precursoras denominadas miócitos, sendo, por isso, multinucleadas. Os núcleos ocupam as porções mais periféricas da célula. O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo.
O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.
As células musculares são tão diferenciadas e tem características tão peculiares que seus componentes receberam nomes especiais. A membrana é chamada de sarcolema; o citoplasma de sarcoplasma; o retículo endoplasmático, de retículo sarcoplasmático; e as mitocôndrias, de sarcossomos.
Músculo liso tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos).
A contração desse tecido é forte e involuntária, apesar de ser um tipo de tecido muscular estriado. Quando é danificado, o músculo cardíaco não consegue se regenerar. O músculo liso é aquele que compõe os órgãos internos e consegue se regenerar de forma muito satisfatória.
Diferença = Nas paredes do intestino delgado ha pregas intestinais(e também tem vilosidades intestinais para a melhor absorção), no intestino não ha músculos que se movem e fazem barulhos, ja no coração tem movimentos chamados Sístole(contrai e faz o barulho da batida) e Diástole (relaxa).
Principal responsável por conferir dureza e resistência à nossa estrutura óssea, o cálcio também é importante na troca de mensagens químicas entre as nossas células, assegurando funções vitais do nosso organismo como a coagulação do sangue quando nos ferimos, o funcionamento normal do cérebro, músculos, coração, entre ...
A importância do cálcio para o organismo é indiscutível, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares. O cálcio é um nutriente importante para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral em maior quantidade no organismo.