Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Equinodermos e cordados formam um grupo chamado deuterostômios. ... Enquanto nos deuterostômios a boca se forma depois, o primeiro orifício formado virá a ser o ânus, extremidade final do sistema digestivo nestes animais. A deuterostomia é uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos.
Resposta. Os equinodermos, na fase larval, apresentam uma simetria bilateral e somente quando se tornam adultos é que adquirem simetria radial.
A simetria nesses animais apresenta-se diferente na fase adulta e na fase larval. Enquanto as larvas têm simetria bilateral, nos adultos, a simetria é radial. O sistema digestório é completo na maioria das espécies, sendo os ofiúros uma exceção.
Pois bem, os equinodermos são triblásticos (isto é, têm três folhetos embrionários; ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam tecido de preenchimento - celoma), deuterostômios (o primeiro orifício a ser formado é o ânus, fator que indica serem mais evoluídos que seus antecessores) e apresentam simetria ...
Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas. Alguns representantes conseguem locomover-se rastejando-se, colocando os braços voltados para o substrato e, literalmente, andando sobre suas pontas.
Estrela-do-mar: Simetria Radial. C) Lesma: Simetria Bilateral. D) Esponjas: As esponjas apresentam Simetria Bilateral. ... F) Água-viva: Simetria Bilateral.
Simetria radial - O corpo do animal pode ser divido em partes iguais dispostas em torno de um eixo longitudinal. Ocorre em animais cilíndricos. ... Simetria bilateral - O animal possui apenas um eixo de simetria que produz duas metades iguais. Esse eixo passa pelo centro do animal, determinando os lados esquerdo e direito.