A Tuia é comercializada em vários tipos (Holandesa, Strickta e Ocidentalis, por exemplo), que exigem diferentes cuidados. O mais curioso? A Holandesa não vem da Holanda. Ela é uma planta originária da Inglaterra e emana um suave aroma de limão ao ser tocado.
Espécies de árvores de folhas caducas (árvore decíduas)
Seiva viscosa produzida pelo pinheiro e por outras árvores coníferas. ...
Pinus
Resposta. Resposta: Pinheiro. Pertence à divisão Pinophyta, incluída no grupo das gimnospérmicas, do género Pinus, da família Pinaceae.
Esta árvore pode medir de 20 a 50 metros de altura, possui sua copa voltada para o céu, o tronco cilíndrico e reto; sua espessura pode variar de 90 a 180 cm, com uma casca grossa (com até 10 cm de espessura), cor marrom-arroxeada, áspera e rugosa.
Os pinheiros variam muito de tamanho. Alguns têm apenas alguns centímetros, enquanto outros podem atingir 61 metros de altura. Os pinheiros têm folhas finas chamadas agulhas. Eles são perenes, ou sempre-verdes — isto é, não perdem as folhas no outono.
O pinheiro silvestre é uma árvore na qual pode ser extraído o óleo essencial e o pólen que, geralmente, servem para ajudar no tratamento de problemas do sistema respiratório, como resfriado, rouquidão, sinusite e tosse com catarro, pois tem um efeito expectorante e broncodilatadora.
Uma árvore de pinus pode produzir resina por até 15 anos a partir do oitavo ano de vida. ... A resina é matéria-prima bem útil para a indústria. Ela vira terebintina e breu, que depois são usados na fabricação de cosméticos, pneus, tinta, goma de mascar e muitos outros produtos.
A pinha é bastante comum em enfeites de árvore de Natal. Tradicionalmente, é também utilizada como lenha, bastante aromática, para as lareiras do inverno.
Fruto da pinheira ou ateira (Annona squamosa). A palavra “pinha” também designa outros frutos e objetos que têm a forma de pinha, como as sementes dos pinheiros. De coisas ou pessoas aglomeradas, diz-se que estão “apinhadas”.
Preaqueça o forno em temperatura a 90ºC. Coloque a forma no forno para esquentar as pinhas e remover a umidade que faz com que mantenham-se fechadas. Enquanto aquecem, elas começam a se abrir.
Mergulhe as pinhas na tinta ou no verniz se quiser um revestimento mais espesso.
O produtor Augusto Cover, de Itarana, comercializa e cultiva a pinha há doze anos, e afirma que a fruta possui uma boa aceitação no mercado. “São dois períodos de safra: o primeiro acontece nos meses de janeiro a março e o segundo de junho a agosto.
Os nomes variam de acordo com a região: araticum, no Rio Grande do Sul; ata, no Norte e no Nordeste; pinha, na Bahia, onde a fruta originária da América tropical começou a ser cultivada, em 1626, por iniciativa do Conde de Miranda.