reprodução assexuada
Também conhecidas como dinoflagelados, por serem dotadas de dois flagelos, as pirrófitas são algas unicelulares geralmente marinhas.
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
As algas marinhas são consideradas fontes valiosas de diversos compostos bioativos, entre eles os polissacarídeos. Os principais polissacarídeos conhecidos de algas marinhas são carragenanas, agaranas e alginatos, mas também são relatadas as galactanas híbridas, fucanas e laminarinas.
Importância econômica A carragenina (ou carragenano) e o ágar são substâncias oriundas de galactanos sulfatados presentes na parede celular de algas vermelhas e são muito utilizadas como espessantes e geleificantes de alimentos, mas também em indústrias farmacêuticas e laboratoriais.
As algas se conseguem seus nutrientes de forma autotrófica, isto é, produzem o seu próprio alimento. Por meio da fotossíntese, consumindo o gás oxigênio presente de forma dissolvida nos oceanos e liberando aproximadamente setenta por cento do oxigênio que está presente na atmosfera.
As algas podem ser verdes, azuis, vermelhas ou marrons. Elas variam muito de tamanho. ... Assim como as plantas, porém, as algas produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. A fotossíntese libera oxigênio no ar.
Os fungos são geralmente encontrado em ambientes úmidos, com biomoléculas de fácil degradação como o amido, onde não hajam seres vivos ou substâncias as quais são sensíveis, como tênis molhado, tecidos em geral, florestas e pântanos.
É importante estuda-las pois as algas mesmo que pareçam não servir de nada , elas fazem sua fotossíntese por lá , algas são ricas em nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro; Também servem como abrigo para inúmeros animais marinhos, tendo assim um grande papel nos ecossistema. Bom Estudos !
Protozoários e algas Esses seres, que formam a base da cadeia alimentar subaquática, são essenciais para o meio ambiente, ajudando a sustentar a existência de vida em nosso planeta, pois as algas são os principais contribuintes para a fotossíntese — graças à liberação de oxigênio na atmosfera.
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA: Os fungos são degradadores da natureza e sua principal importância está no fato de contribuírem para reciclagem de nutrientes para o ambiente.
Os fungos saprófagos nutrem-se de matéria orgânica em decomposição e, em conjunto com bactérias heterotróficas, são os principais decompositores da natureza, desempenham um importante papel na reciclagem de nutrientes que compõem a matéria orgânica do planeta.
A importância dos fungos para a natureza, é a reciclagem e decomposição damatéria. Os fungos se utilizam da matéria orgânica de animais e plantas já morta e com isso tem um papel fundamental na decomposição e reciclagem de matériana natureza.
Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.