Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Para a infecção urinária do tipo cistite é possível o tratamento com antibiótico de dose única, de curta duração (três dias) ou de longa duração (sete a dez dias). Já na pielonefrite, a indicação é o uso do de antibiótico por períodos mais longos.
É também comum o relato de histórico familiar de cistite de repetição. Cerca de 80 a 85% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli). Os demais casos se devem a outras bactérias.
Buscando ajuda médica. É hora de procurar um médico se a pessoa está apresentando dor na bexiga ou na pelve que não passa, ou quando ela sente vontade de urinar com muita frequência. Apenas o médico poderá dizer qual é a doença e então trata-la de forma correta, evitando complicações.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
Alguns sucos que podem ajudar no tratamento da infecção urinária, são: