Critério de Cientificidade em Ciências Humanas Os critérios de cientificidade Os critérios de cientificidade referem-se aos cuidados metodológicos que norteiam a elaboração do trabalho de pesquisa. ... Embora esses critérios também não se esgotem, é ponto de partida e de chegada para a elaboração do trabalho científico.
Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia.
O ideal de cientificidade é um ideal de obtenção de certeza e de eficácia, as quais podem ser produzidas com a invenção de plataformas de objetividade. ... A mais convincente dessas plataformas de objetividade revelou-se na mensuração, na quantificação, na tradução numérica da realidade.
Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e ...
As alternativa que podem ser consideradas como pesquisa científica são: a) A descoberta e a publicação de fósseis do esqueleto mais antigo do Homo Sapiens. As outras alternativas contém a pesquisa no sentido de enquete ou de junção de dados, sem, no entanto, seguir as regras de uma pesquisa de cunho científico.
Para todos os tipos de pesquisa é importante conhecer seus dois tipos, sendo elas a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, que independentemente do tema e a área escolhida pelo pesquisador, possuirá uma das características presentes além do tipo de pesquisa que será apresentada na sequência.
Linha de pesquisa é definida como "um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa, que encerra o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns".
Como escolher um tema de pesquisa
A linha de pesquisa é a delimitação da área de estudo dentro de uma determinada realidade, ou seja, que limita as fronteiras do campo do conhecimento. Ela tem a função de determinar perguntas, curiosidades e objetivos, que por sua vez, movem a investigação científica.
A área de concentração é Educação, que se pauta pela reflexão e investigação da problemática educacional como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, permitindo pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas e participação de profissionais de diferentes áreas.
É definida como determinada área do conhecimento em que os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de Dissertação ou Tese são aplicados.
- uma Área de Concentração expressa a vocação inicial e/ou histórica do Programa. Ela deve indicar a área do conhecimento à qual pertence o programa, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada.
Introdução: conheça o passo a passo de como começar um TCC
Desse modo, ela deve conter:
2 Elementos textuais Parte principal do texto, constituído de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão contendo a exposição ordenada e pormenorizada do assunto.
Veja a seguir uma definição rápida de cada parte do trabalho.
Desenvolvimento do trabalho: é o trabalho propriamente dito. Deve conter um texto claro e objetivo, abordando completamente o assunto, levantando problemas e soluções, e também as argumentações do aluno. É importante que o texto não contenha erros de gramática e tenha coerência, ou seja, começo, meio e fim.
Uma boa introdução deve conversar diretamente com o título e com o desenvolvimento do seu texto – embora não pertençam a um mesmo bloco de informações. Introduções e desenvolvimento são camadas do texto. Não trate um como se fosse continuação do outro, afinal, cada parte do texto tem sua função muito bem determinada.