Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, que chamamos Lua e Marte tem dois. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm 143 luas confirmadas.
Essa descoberta forneceu evidências para comprovar o sistema proposto por Copérnico e assim mostrar que nem tudo orbita o planeta Terra. Além de descobrir as luas de Júpiter, Galileu também notou que o telescópio possuía aplicações que iam além da astronomia: “Maioral Príncipe Sereno.
Dentre as 79 luas atualmente conhecidas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto são as quatro mais conhecidas. Elas são facilmente visíveis com a ajuda de um telescópio amador e aparecem no céu como quatro pontos brilhantes alinhados ao redor do gigante gasoso.
Luas de Galileu, ou luas galileanas, é o nome usado para designar o conjunto dos satélites naturais de Júpiter descobertos por Galileu Galilei: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto. São também os maiores satélites naturais de Júpiter, com uma complexidade geológica que muito tem motivado os planetólogos.
Agora, portanto, Júpiter possui 79 satélites conhecidos: as quatro gigantes luas galileanas, descobertos por Galileu Galilei, que são Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto; as duas prógradas internas, que giram na mesma direção de Júpiter; as nove retrógradas externas, que giram na direção oposta; e a pequena ...
Júpiter
A Terra tem apenas um satélite natural — a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Mercúrio e Vênus não têm nenhum satélite conhecido — eles estão muito próximos do Sol, que engole o material que formaria os satélites naturais. Há mais de 60 luas em Júpiter, cerca de 60 em Saturno, 27 em Urano e 13 em Netuno.
Com 34 quilômetros de diâmetro, Hippocamp é a menor lua a orbitar o planeta. O satélite já havia sido avistado em 1989, durante a passagem da sonda Voyager 2 e astrônomos o classificaram de “a lua que não devia estar lá”.
Netuno ganhou esse nome por causa do equivalente a Poseidon, na mitologia grega. O deus romano Netuno era o rei do oceano, e um dos três grandes (junto com seu irmãos Júpiter e Plutão), então a escolha vem por causa da intensa tonalidade de azul que o planeta apresenta.
Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.
Caronte
A Terra com duas luas.
17 horas 14 segundos
Único planeta onde existe água no estado líquido Denominado também de Planeta Azul ou Mundo, a Terra é o maior entre os quatro planetas mais densos e telúricos. ... A Terra é conhecida também como Planeta Azul pois, em média, 70% da sua superfície é composta por água.
Urano está ligado à criatividade, à originalidade e à desconstrução de valores e paradigmas. Urano representa o novo, a vanguarda e a evolução.