É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características ...
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
Cementação: tratamento termoquímico onde se acrescenta C (carbono) na superfície da peça para aumento de dureza. de componentes mecânicos, através da introdução de carbono combinada com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Endurecer a superfície sem perda de tenacidade do componente.
A nitretação é um processo de cementação no qual o nitrogênio é introduzido na superfície de uma liga ferrosa, como o aço, mantendo o metal a uma temperatura inferior àquela em que a estrutura cristalina começa a se transformar em austenita no aquecimento (Ac1), conforme definido pelo diagrama de fase ferro-carbono ( ...
Método e aplicação
Os aços para cementação são, portanto, de três tipos : a) aços-carbono; b) acos-liga de baixo teor em liga; c) aços-liga de alto teor em liga. a) Aços-carbono para cementação - O teor normal de carbono nesses aços é 0,08 a 0,25 %, os outros elementos apare- cendo nas porcentagens usuais.
O processo clássico de endurecimento superficial é a cemen- tação, isto é, o enriquecimento superficial de carbono de certos aços, quando aquecidos convenientemente em contato com subs- tâncias carbonáceas. Outro tratamento termo-químico de im- portância é a nitretação em que se tem absorção superficial de nitrogênio.
A Cementação é um processo termoquímico de introdução de carbono no aço a partir de uma mistura de gases apropriada.
O tratamento térmico pode ser feito em três fases distintas;
Os tratamentos termoquímicos têm por objetivo alterar as propriedades superficiais do aço. Em geral materiais extremamente duros têm elevada resistência ao desgaste, porém baixa tenacidade/resistência ao impacto. ... Em peças como engrenagens, deseja-se um núcleo tenaz e uma superfície resistente ao desgaste.
Já a nitretação a plasma se realiza a baixa pressão, aonde os íons de nitrogênio são acelerados pela aplicação de pulsos negativos (cátodo) até a superfície da peça. Devido à característica de que o plasma pode ser ligado a partir de 120ºC, o processo de nitretação pode ser executado a baixas temperaturas.
Se necessário, o alívio de tensões pode ser realizado em um forno com gás protetor para proteger as superfícies contra oxidação. ... A temperatura para o alívio de tensões em peças de cobre está, dependendo da liga, entre 150ºC e 275°C e entre 250ºC e 500°C para componentes de latão.