Na agricultura Os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus.
Figura 2 – Reboleira causada por Meloidogyne sp. Fêmeas: ovais ou esféricas, com 0,5-0,7mm de diâmetro, apresentando um pescoço. Tem coloração característica branca-perolada e brilhante. O estilete é fino e com nódulos.
São arbitrariamente agrupados dentro de três categorias com base nos hábitos alimentares: De vida livre: É o grupo mais numeroso e inclui formas que se alimentam de fungos (micofagas), de bactérias (bacteriofagas), de algas (algívoras), de outros nematoides (nematofagas) ou com hábitos variados (=onívoras);
Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
Mesmo assim, o pseudoceloma apresenta as mesmas funções do celoma verdadeiro, servindo como local de desenvolvimento e depósito dos órgãos e das vísceras, além de auxiliar no transporte de substâncias e funcionar como esqueleto hidrostático, garantindo o suporte do organismo.
Os principais representantes dos nematelmintos são: