Em um pote de vidro esterilizado da sua escolha, adicione os frutos de jurubeba já fervidos. Acrescente o vinagre (até preencher o pote), o azeite, o alho, a pimenta e os demais temperos que preferir. Deixe curtir dois dias e depois está pronto para consumo.
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) cem gramas de jurubeba (fruto) contêm 125 calorias, 23 gramas de carboidratos, 4,5 gramas de proteína, 4 gramas de lipídeos e 24 gramas de fibra insolúvel. O frutinho é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, vitamina B6 e B1, ferro e zinco.
A jurubeba é uma planta medicinal de gosto amargo da espécie Solanum paniculatum, também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, que possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou branca e pode ser usada como auxiliar no tratamento de ...
Solanaceae
Ferver a água, adicionar a jurubeba e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar e deixar 10 minutos descansando.
Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua "picância". Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.
Caapeba é uma planta medicinal, também conhecida como catajé, malvarisco, ou pariparoba, muito utilizada no tratamento de dificuldades de digestão e infecções no sistema urinário. O seu nome cientifico é Pothomorphe peltata e pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais.
Ferver a água, adicionar a jurubeba e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar e deixar 10 minutos descansando. Coar e beber o chá. Pode-se tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar por dia, por no máximo 1 semana.