Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo....Texto Injuntivo
Lista é um texto descritivo, que se ocupam em relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresenta imagens a partir das percepções sensoriais do locutor.
Dicas essenciais para escrever um bom texto
A primeira coisa que o corretor faz, quando tem a sua redação Enem nas mãos, é olhá-la de cima a baixo para observar a organização dos parágrafos, os recuos, a letra legível e a limpeza – se há rasuras ou não. Só depois, então, é que ele parte para a leitura do texto produzido pelo candidato.
Conecte-se ao tema proposto: seja na condição de corretor freelancer ou de professor de redação é importante estar bem alinhado ao tema proposto na redação que irá corrigir. Dessa forma, será possível fluir bem com as marcações e perceber eventuais aspectos que precisam ser mais bem sinalizados no texto.
Pontuação
Redação no Enem: critérios de avaliação
Numa boa introdução, é necessário que você escreva sobre: – O tema da redação; – As partes em que o tema foi dividido, na ordem em que vão ocorrer no desenvolvimento; – Somente argumentos que serão desenvolvidos (do contrário, pode “empobrecer” o seu texto, cuidado!)
As 5 competências avaliadas na redação do Enem
Estrutura da redação do Enem A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divido nos três pontos que foram citados, e que você pode ver em detalhes ao longo deste post: Introdução (um parágrafo); Desenvolvimento (número variável de parágrafos); Conclusão (um parágrafo).
O primeiro ponto que você deve ter em mente para dominar a estrutura da redação do Enem é conhecer o gênero textual que rege a redação e quais as suas características. Pois bem, a redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo.