Resposta. Resposta: Os elementos estáticos, que significam elementos parados, bem como outros elementos que revelam movimento e atividade, sendo que tais elementos são as pernas do personagem, as dobras em suas calças e a posição dos braços.
Os principais elementos da tela O quadro é composto por tons terrosos e cinza. A família de retirantes ao centro toma quase a totalidade da tela. O contorno escuro dos personagens dá um tom pesado à obra. Ao fundo se vê a paisagem do sertão.
Literalmente. E isso é possível graças a um fenômeno natural chamado estereoscopia. Apesar do nome complicado trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.
Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.
Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
No território nacional a presença dos retirantes não é recente, e se dá principalmente na região nordeste, onde os mesmos mudam de localização para fugir da grande seca presente na região, que gera a fome e desnutrição alarmantes, perigosas e prejudiciais.
No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.
Que sentimentos os retirantes motivaram? “motivaram sentimentos de tristeza” (Luana), “Tristeza e dor” (Shirley), “Tristeza” (Edvirgem), “Sentimentos tristes e doentes” (Ana Paula).
A tela de Portinari de 1937, intitulada "Os retirantes", pode ser interpretada como: ALTERNATIVAS. um exemplo de retrato da realidade dura vivida por uma família retirante. ... Nela se tem a essência do patriotismo e os retirantes são exemplos disso.
O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.
1 Qual é a figura central da obra? O que mais chamou sua atenção nela? A figura central é uma criança esquelética, provavelmente morta (o que se infere pelo título da obra).
Na tela se tem o retrato da realidade dura vivida por uma família retirante, como retratado no realismo brasileiro. Na tela se tem também a idealização da vida e do amor, como fizeram os românticos. ... Na tela se tem a devastação de uma família em função da briga por terras, como retratado no parnasianismo.
Sua expressão plástica, aos poucos, vai superando o academicismo de sua formação, fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna. Segundo o escritor Antonio Callado, sua obra constitui um monumental livro de arte que ensina os brasileiros a amarem mais sua terra.
O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram. A obra tem profundo sentido social, e servia tanto para o seu tempo quanto para o nosso.
Fabris (1990) confirma este dado ao mencionar que as obras de Portinari apresentam composições dominadas por figuras exageradas, as conhecidas deformações expressivas típicas do autor, exibindo pés e mãos grandes que simbolizam a força de trabalho, dando ênfase à figura humana.
Portinari apresenta nessa pintura, a real atuação do trabalhador rural na lavoura do café. ... A figura deformada com pés e mãos enormes é o que aproxima do pintor ao expressionismo . A proporção aumentada no tamanho do corpo, era a forma que Portinari encontrou para evidenciar a importância de seus personagens retratados.
Quadro de Portinari pode alcançar valor recorde de R$ 9 milhões.