A ingestão da fruta em excesso combinada com o estômago vazio pode ser perigosa. "O consumo exclusivo pode ser tóxico, podendo causar pressão baixa, dores gastrointestinais, problemas respiratórios, edemas na pele, tontura, inconsciência, convulsões e óbitos", relata a especialista.
Osvaldo conta que há uma concepção muito forte de que a lichia leva de 9 a 10 anos para produzir, porém, isso só acontece se o manejo não for efetivo. Para produtores que realizam um plantio com espaçamentos e cuidados especiais com adubação e defensivos, a produção tem início dentro de 3 a 4 anos.
Deve plantar essa muda num lugar bom, em que bata sol, tenha boas condições para a planta se desenvolver, e manter a irrigação até o pagamento, por uns vinte dias, e com certeza ela vai obter êxito e conseguir frutos de boa qualidade dessa lichia – afirma Roberto Losque.
O fruto é dado em cachos, suas árvores podem medir entre 15m e 20m de altura e cada árvore rede de 30 kg a 50kg de lichias a cada colheita.
Como evitar problemas nos pés de lichia Segundo ele, o florescimento começou de forma mais regular em agosto, quando já deveria ter se encerrado. De setembro até o dia 10 de outubro aproximadamente, a florada se intensificou, mas com o aumento das ondas de calor e da seca, a formação do fruto ficou comprometida.
Após 24 horas de aquecimento, em média, o fruto adquire cor amarronzada e, depois de descascado como amendoim, pode ser consumido. O caroço deve ser retirado no ato da degustação. Sugere-se comer a noz, rica em vitamina C e minerais, com pedaços de queijo gorgonzola, meia cura ou fresco, para aliviar a doçura do fruto.
Para lichieiras grandes (copas com 4 a 5 m de altura) coloque 750 gramas de NPK Para lichieiras médias (copa com 3 m de altura) coloque 500 gramas de NPK Para lichieiras pequenas (copas com até 2 m de altura) coloque 250 gramas de NPK Adubar ao redor da projeção da copa.
A coloração torna-se marrom, semelhante a um veludo. As práticas de controle são a poda e a pulverização. Retire da lichieira os ramos mais atacados com uma tesoura de poda, procedimento que tem o objetivo de reduzir o número de partes da planta mais doentes.
O controle da praga é feito por meio de poda dos ramos atacados, uma vez que a ocorrência se dá nos pontos de crescimento, como nos ramos novos e na inflorescência, e/ou com a aplicação de pulverizações com acaricidas.
A praga pode ser controlada aplicando-se, em intervalos de 20 dias, uma mistura de óleo vegetal bruto a 1,5% com detergente neutro a 1% até o desaparecimento dos danos nos cachos mais novos.
Usar 3 gramas do produto para cada 1 litro de água, preparar a calda e aplicar ao entardecer. Para controle efetivo, faça três pulverizações em intervalo de 3 dias, depois faça aplicações de controle em período de 7/7 dias, depois recomenda-se ao menos uma aplicação por mês.
O enxofre é diluido em um balde com água morna (C). No momento em que a cal apagar (parar de borbulhar), aumente o fogo e aos poucos coloque a mistura de enxofre. Acrescente então 10 litros de água fervente e faça uma marca no vasilhame, na altura dos 10 litros.
O fungicida Kumulus® DF é uma formulação de grânulos dispersíveis em água, apresentando uma rápida ação e curta persistência. O produto Kumulus® DF é indicado para diversos cultivos no Brasil, sendo um importante aliado no manejo das doenças e ácaros.
Caracteriza-se por uma rápida ação inicial e curta persistência. É efetivo contra diversas espécies de ácaros e contra fungos patogênicos de desenvolvimento externo, também apresenta efeito desalojante sobre pragas de difícil atingimento, conforme especificados.
O seu uso é permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A preparação mais comum da calda bordalesa se dá na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de água.
Manzate 800 é um fungicida protetor, multissítio de ação indicado para diversas culturas e fundamental para o uso em rotação na alternância de grupos químicos de fungicidas no manejo da resistência das doenças por ele controladas.
Dosagem - 30g/10 litros de água. Inicialmente dissolver 30g do Enxofre Dimmy em 1 litro de água e depois completar o volume de água na dosagem recomendada. Não aplique nos horários quentes so dia. Pulverizar a cada 30 dias.
Aplicações: O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.
Esse nutriente é aplicado indiretamente, via alguns adubos como o superfosfato simples, sulfato de amônio e sulfato de potássio, por exemplo, e também através do gesso agrícola.
Tomar 1 cápsulas 2 vezes ao dia. Leia mais e conheça sobre o ativo e advertências: Enxofre Orgânico (MSM - Metil Sulfonil Metano): O MSM é uma forma natural de enxofre orgânico encontrada em todos os organismos vivos, apresentando maior concentração nos fluídos e tecidos do corpo humano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O corpo humano necessita de 700 mg de enxofre por dia, e sua presença é essencial para a construção de proteínas e vitaminas do coagulo sanguíneo, podemos encontrar este elemento em vários alimentos como: verduras, frutas, carne, leite, alho.
Enxofre Orgânico reduz inflamação muscular e das articulações, promove a cura nos músculos e articulações e impede a dor. Restabelece rapidamente a recuperação e o retorno à normalidade, no caso de dor. Os atletas, em particular, beneficiam muito da toma do Enxofre. Elimina “radicais livres” no corpo.
A suplementação do enxofre orgânico O profissional pode indicar a ingestão de 1 ou 2 cápsulas ao dia, com água. Depende da função que a pessoa desejar, há ainda cápsulas que podem vir com outros compostos, como por exemplo algumas vitaminas e minerais.
Ajuda a defesa do corpo Outra grande vantagem do enxofre é que ele possui ação anti-inflamatória, além de ser antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres e ainda aumenta a defesa do corpo contra agentes invasores, prevenindo, por exemplo, a gripe. Além disso, o mineral ajuda a desintoxicar o organismo.
Pode dar banho no cachorro com sabonete de enxofre? A resposta é sim, desde que seja indicado pelo seu médico veterinário de confiança. Afinal, o veterinário possui o conhecimento adequado para indicar qual o melhor produto a base de enxofre para o pet.
Para crianças menores de 2 meses, o medicamento de escolha é o enxofre a 6% em vaselina (sob manipulação). Deve-se aplicar em todo o corpo por 24 horas, por três noites consecutivas. O banho deve ser realizado imediatamente antes da próxima aplicação repetindo o tratamento após uma semana.