Visite os sites http://www.uddi.org/ e http://uddi.microsoft.com/. É o consórcio (teste) que garante a interoperabilidade entre os Webservices ( http://www.ws-i.org/ ) para garantir sempre que os webservices possam “conversar entre-si”.
Primeiramente faça o download, através do link soapui.org/downloads/soapui.html. Após isso, instale ele normalmente. Clique então em New Soap Project. Coloque um nome para o Projeto, aponte a WSDL dele, e deixe marcado para criar o sample request.
Para iniciar a utilização do SoapUI, você deverá criar um novo projeto. Para tal tarefa, você deverá clicar no menu "File>New WSDL Project", como pode ser visto na Figura 1. O SoapUI abrirá um diálogo solicitando o nome do novo projeto. Você também precisará informar em qual pasta o projeto será salvo.
Para testar um serviço Web
O primeiro passo é abrir o soapUI e criar um novo projeto. Clique em File, New soapUI Project. Preencha o Project Name e a localização do WSDL e clique em OK. Clique com o botão direito no binding (ThiagoVespaBlogServicesSOAP11Binding) e selecione Generate Mock Service.
O teste de APIs é um tipo de teste de software focado em determinar se as APIs desenvolvidas vão de encontro às expectativas relativamente à funcionalidade, confiabilidade, performance e segurança da aplicação.
O envelope SOAP é a parte obrigatória de uma mensagem SOAP. ... Especificamente no HTTP, temos um cabeçalho que se chama SOAPAction, indicador do endereço de entrega da mensagem.
Para facilitar a escrita, podemos dividir o subjetivo, no método SOAP, em 3 partes:
A Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services funcionando como um contrato do serviço.
O Web service efetua o processamento e envia os dados para a aplicação que solicitou a operação. A aplicação recebe os dados e faz a sua interpretação, convertendo-os para a sua linguagem própria. Os Web Services funcionam de forma semelhante a um componente que você instala na máquina local.
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) não é uma tecnologia, não é uma metodologia, não é um serviço, mas é um conceito de arquitetura corporativo que promove a integração entre o negócio e a TI por meio de conjunto de interfaces de serviços acoplados.
Requisitos. A fim de utilizar eficientemente uma SOA, deve-se atender aos seguintes requisitos: A interoperabilidade entre diferentes sistemas e linguagens de programação fornece a base para a integração entre aplicações em diferentes plataformas, através de um protocolo de comunicação.
Orientação a Serviço Trata-se de um conceito para os softwares, que visa que as aplicações usadas sejam disponibilizadas como uma espécie de serviço. As vantagens estão em padronizar métodos e processos específicos, fazendo com que as práticas implementadas pela empresa sejam seguidas.
Arquitetura Orientada a Serviço é uma estratégia de TI que transforma regras de negócios existes em aplicações em serviços de software que se comunica com outros serviços por meio de contratos bem definidos.