Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...
Medir o conteúdo drenado três vezes ao dia, sempre lavando as mãos antes e após o procedimento; Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava);
Normalmente, tirar o dreno não dói e, por isso, não é preciso anestesia, no entanto em alguns casos, como no dreno torácico, pode-se aplicar anestesia local para diminuir o desconforto. A remoção do dreno pode causar desconforto por alguns segundos, que é o tempo que demora para o remover.
Os drenos JP realizam uma lenta sucção dos fluidos no local operado; isso é feito através de um coletor fechado, que cria a sucção quando o ar é expulso do coletor e a tampa é selada. ... Ao utilizar o dreno JP, será preciso comprimir o coletor para realizar a sucção e fazer pressão para sugar o fluido da lesão.
Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
A cirurgia dura de 2 a 4 horas e na maior parte das vezes o paciente é encaminhado à UTI para passar a primeira noite pós-operatória. A complexidade da cirurgia, idade do paciente, doenças de base, entre outros fatores, são os critérios utilizados para a indicação de UTI.
Quanto tempo demora em media uma lobectomia? Em torno de 2 a 4 horas, dependendo obviamente do tipo de doenca que motiva a cirurgia, presença de aderencias por cirurgias ou infeccoes previas.
Lobectomia. Consiste na remoção do lobo inteiro do pulmão que contém o tumor. Segmentectomia ou ressecção em cunha. Nesse procedimento apenas parte do lobo é removido.
Lobectomia. Essa cirurgia é algumas vezes utilizada para o câncer diferenciado de tireoide (papilífero ou folicular). O lobo contendo o câncer é geralmente removido, junto com o istmo (parte que une os lobos). Uma vantagem dessa técnica, é que o paciente pode não necessitar fazer reposição hormonal após a cirurgia.
Viver com um pulmão só não costuma afetar as tarefas diárias ou a expectativa de vida , embora uma pessoa com um único pulmão não seja capaz de executar as mesmas atividades físicas na mesma intensidade de uma pessoa com dois pulmões .
Já no caso de o nódulo poder ser maligno, o pneumologista geralmente aconselha a realização de uma pequena cirurgia para retirar um pedaço do nódulo e analisar em laboratório, de forma a confirmar a presença de células cancerosas. Caso o resultado seja positivo, normalmente é preciso fazer uma outra cirurgia maior.