Coluna vertebral (espinha)
Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
Significado de Cervicartrose substantivo feminino [Patologia] Artrose que atinge as articulações entre as vértebras cervicais.
A protusão discal é uma distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais.
A estenose lombar é definida como a diminuição patológica do canal vertebral e/ou dos forames intervertebrais, o que leva à compressão do saco tecal e/ou das raízes nervosas, e pode estar confinada apenas a um segmento (duas vértebras adjacentes e o disco intervertebral, facetas articulares e ligamentos correspondentes ...
Ânulo fibroso: região periférica do disco. Apresenta fibras dispostas em camadas (semelhante a uma cebola, ou barril de madeira) que atuam durante a compressão, contendo o núcleo e impedindo o seu extravazamento.
A sobrecarga na coluna é o principal risco para o abaulamento discal. Evitar a sobrecarga na coluna é a principal ação para evitar que o abaulamento discal ocorra. Além disso, a vida sedentária, tabagismo e o uso frequente do álcool podem levar ao desgaste precoce do disco intervertebral, levando ao abaulamento discal.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.
Resposta: Olá Luciana, Protusão como o proprio nome diz significa seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal. L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.
Uma redução de espaço como essas, indica que a distância entre a quarta e a quinta vértebras da lombar está reduzida e isso provavelmente é uma das principais causas de dores nas costas, algumas vezes acompanhadas de sintomas nas pernas e no quadril, como sensação de peso, fraqueza, alteração de sensibilidade e dor.
O tratamento com remédios indicados pelo médico pode ser feito com o uso de comprimidos por via oral de anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno, analgésicos como paracetamol ou codeína, ou relaxantes musculares para reduzir a contração da musculatura lombar que pode causar mais dor.