3. Matriz extracelular ou matriz óssea. A matriz extracelular é constituída por uma porção orgânica e uma inorgânica. A porção orgânica da matriz extracelular é constituída principalmente por fibras colágenas, as quais apresentam em sua constituição colágeno tipo I, proteoglicanos e glicoproteínas.
Existem dois tipos de substância óssea dentro dos ossos. A substância compacta (osso compacto) e a esponjosa ou trabecular (osso esponjoso). São diferentes pela quantidade relativa de material sólido e pelo número e tamanho dos espaços que contém.
A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.
1. Modificação que experimentam as substâncias metálicas, combinadas com um mineralizador. 2. Conjunto das substâncias inorgânicas em dissolução nas águas minerais.
Os ossos produzem novas células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Os ossos proveem ao corpo um local para armazenar minerais como cálcio e fósforo.
O resultado é um caldo saboroso e nutritivo. Os próprios ossos são ricos em vitaminas e nutrientes, incluindo cálcio, magnésio e fósforo. Tecidos e ossos também contêm colágeno. Cozinhar o colágeno transforma-o em gelatina, que fornece ao corpo aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas.
Ossos de galinha e outros produtos que são ingeridos acidentalmente são denominados corpos estranhos. Como ossos têm algum risco,a melhor conduta é procurar atendimento em pronto socorro.
O pé de galinha é outra rica fonte de colágeno, mas a cartilagem, neste caso, fica entranhada na carne. Para os chineses, o sabor é o que importa. “Eles pagam bem mais pelo pé de frango do que pelo peito ou coxa.
Para quem tem deficiência nos ossos, os pés de galinha ajudam na absorção de cálcio pelos ossos. Caso você não tenha problemas nos ossos, pode comer para ajudar na prevenção de doenças nos ossos. Os pés de galinha também fortalecem a estrutura dos vasos sanguíneos, aumentando bastante a produção de glóbulos vermelhos.
O ideal de consumo diário são 2 colheres de sopa: 1 colher no almoço e outra no jantar. NOTA: Nos países orientais os pés de galinha são amplamente consumidos, principalmente pelos chineses. A longevidade dos povos destes países com alta qualidade de vida é conhecida e admirada pelos povos do Ocidente.
Confira receitas:
Pé de frango faz mal pra quem tem colesterol alto e placas nas carótidas.